Tipo de Tratamento: Psicologia / Terapia
A terapia tem um lugar importante entre as diferentes especialidades de saúde que contribuem para o cuidado da EM. Não apenas por causa do aumento do risco de esclerose múltipla para uma série de condições de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade, mas porque a EM afeta o indivíduo em todas as facetas da vida, incluindo o senso de si mesmo e a participação na família e na comunidade. Portanto, é particularmente importante que uma pessoa com esclerose múltipla (bem como cuidadores, incluindo familiares e amigos) tenha acesso a profissionais especialmente treinados para ajudar a resolver quaisquer problemas emocionais, psicológicos e interpessoais.
O aconselhamento é tipicamente feito por um número de diferentes profissionais de saúde, incluindo psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. Esses profissionais são treinados para diagnosticar e tratar as condições de saúde mental. Psiquiatras são especificamente treinados para prescrever medicamentos para tratar condições como depressão e ansiedade. Muitos especialistas em saúde mental são treinados para usar terapia da fala, aconselhamento ou intervenções comportamentais para tratar de doenças mentais, dificuldades interpessoais e outras preocupações psicológicas e sociais. O aconselhamento pode ser feito individualmente, com casais ou em grupo. Aconselhamento em grupo combina os pontos fortes de um grupo de apoio com a experiência e as habilidades de um líder de grupo experiente e pode ser um recurso útil para uma pessoa com EM.
Lidando com o impacto emocional da EM
Terapia é uma ferramenta eficaz para ajudá-lo a lidar com as emoções que surgem em todas as fases da doença, desde o diagnóstico até os estágios posteriores à medida que a doença progride. Nos estágios iniciais da EM, você pode se sentir sobrecarregado pelo que está acontecendo com você. Embora cada indivíduo tenha seu próprio modo de lidar com os sentimentos que surgem nesse momento e mais tarde, o aconselhamento pode ser um recurso valioso para negociar sentimentos que normalmente incluem choque, negação, confusão, raiva e ansiedade. A terapia também pode ser útil quando você começa a compartilhar informações sobre seu diagnóstico com amigos e familiares.
Aconselhamento familiar e de casais
Além de ter um impacto sobre o indivíduo, a EM inevitavelmente afetará sua vida familiar e suas amizades. Os sentimentos comuns que os familiares ou amigos podem sentir quando você é diagnosticado com esclerose múltipla ou quando a doença progride incluem tristeza, ansiedade, raiva e culpa. Com as pressões que a EM traz, você pode receber ajuda para lidar com quaisquer problemas interpessoais que surjam com os membros da família ou amigos. Aconselhamento é uma opção útil para manter em mente.
As sessões de aconselhamento familiar podem fornecer um espaço seguro para que os sentimentos e questões interpessoais sejam revelados e resolvidos. Aconselhamento de casais também é uma ferramenta útil para trabalhar em questões difíceis com um cônjuge ou parceiro e restaurar a comunicação e confiança que são necessárias para uma parceria equilibrada e mutuamente benéfica. Serviços específicos de aconselhamento estão disponíveis para crianças e podem ser benéficos se o seu filho tiver dificuldades emocionais para lidar com sua doença. Lembre-se, sua família e seus amigos serão uma importante fonte de apoio a longo prazo, então qualquer coisa que você possa fazer para fortalecer seus relacionamentos e evitar conflitos não resolvidos beneficiará a todos.
Algumas famílias ou amigos comuns podem ter como experiência
Luto
- Reação comum às mudanças que a EM pode trazer para sua família ou relacionamentos
- A EM ameaça mudar a forma como um indivíduo participa da família e membro da família pode lamentar essa perda
Ansiedade
- Seus familiares podem ficar preocupados com o que o diagnóstico de EM pode significar para o futuro
- As crianças, em particular, podem sentir-se ansiosas em relação à perda de um dos pais e como isso afetará suas vidas
Raiva
- Os membros da família podem ficar irritados com a maneira como a EM está mudando suas vidas e se ressentem com o que parece ser uma situação injusta.
- Como um pai perde a capacidade de fazer as coisas que costumava ser capaz de fazer, as crianças podem reagir com raiva por causa da perda da função.
Culpa
- Pais e filhos podem sentir que fizeram algo para fazer com que seus familiares desenvolvam a doença e se culpem
- Os membros da família podem se sentir culpados por se sentirem irritados com as mudanças que a EM impôs a um ente querido ou a uma família
Fonte: Mutiple Sclerosis Net