Tipo de Tratamento: Nutrição

A manutenção da boa saúde geral é muito importante para pessoas com algum distúrbio crônico: uma dieta bem balanceada e planejada ajudará a atingir esse objetivo. Embora não exista uma dieta da EM especial, o que e como você come pode fazer diferença em seu nível de energia, função da bexiga e intestino e saúde geral. Os especialistas em EM recomendam que as pessoas com esclerose múltipla cumpram as mesmas recomendações de dieta pobre em gorduras e fibras da American Heart Association e da American Cancer Society para a população em geral.

 

Desafios com dietas especiais

Diferentes dietas têm sido propostas como tratamentos, ou mesmo curas, para os sinais e sintomas da EM. A maioria das dietas consideradas como boas para pessoas com esclerose múltipla não foram submetidas a estudos rigorosos e controlados, e os poucos que foram avaliados produziram resultados mistos.

A maioria das alegações feitas para tratamentos dietéticos é baseada em relatos pessoais, e os benefícios relatados podem ser mudanças que poderiam ter ocorrido sem qualquer tratamento.

 

Fonte: National MS Society

Funções das Vitaminas do Complexo B na Saúde Cerebral

As vitaminas do complexo B possuem efeitos na função cerebral. Apresento abaixo algumas dessas vitaminas, bem como suas funções no nosso organismo. A B1: desempenha um papel neuromodulador no sistema neurotransmissor de acetilcolina e contribui para a estrutura e função das membranas celulares, incluindo neurônios e neuroglias. A B2: é derivada em duas coenzimas de …

Funções das Vitaminas do Complexo B na Saúde Cerebral Leia mais »

Diferença Entre os Pré e os Probioticos para a Esclerose Múltipla

Os probióticos são micro-organismos vivos que, quando consumidos regularmente e em quantidades adequadas, podem trazer resultados positivos à saúde de quem os ingere, segundo a OMS. Eles promovem um aumento das bactérias boas no intestino e, ao mesmo tempo, impedem o crescimento de bactérias ruins, e assim eles conseguem manter equilíbrio da microbiota intestinal, o …

Diferença Entre os Pré e os Probioticos para a Esclerose Múltipla Leia mais »

Cuidados com o sono na esclerose múltipla

Sabia que o sono é um dos pilares mais importantes para manter a nossa saúde em dia? Uma noite de sono contínua e que te faça acordar descansado na manhã seguinte é muito importante para a manutenção de uma vida saudável. Mas se você tem muita insônia ou um sono interrompido, está na hora de …

Cuidados com o sono na esclerose múltipla Leia mais »

Como manter a boa imunidade no inverno

Estamos em uma época do ano em que o frio reina e a nossa imunidade despenca, não é mesmo? Estamos sempre resfriados, gripes e congestionados, ainda mais para aqueles que fazem uso de imunomoduladores e imunossupressores. E o que podemos fazer para fortalecer o nosso sistema imunológico neste período nutri? Em primeiro lugar é necessário …

Como manter a boa imunidade no inverno Leia mais »

O que não te contaram sobre o café na esclerose múltipla

A esclerose múltipla tem como um dos sintomas a fadiga, que é aquela sensação de cansaço e falta de energia para fazer atividades simples do dia a dia, podendo ser caracterizada como a fadiga fisiológica como a muscular ou a fadiga de característica psicológica, associada ao estresse, depressão ou ansiedade. A cafeína é uma das …

O que não te contaram sobre o café na esclerose múltipla Leia mais »

É Comum Emagrecer tomando Fingolimode?

Sim, isso pode acontecer de forma com frequência! A redução de peso é uma característica comum deste medicamento. Entretanto não significa que todos irão desenvolve-la. Na própria bula do remédio são descritos sinais e sintomas que podem ocorrem em decorrência do remédio e a redução de peso é uma das características comuns. A perda de …

É Comum Emagrecer tomando Fingolimode? Leia mais »

Benefícios do Gengibre na Esclerose Múltipla

O que vão muito além de melhorar a digestão no nosso corpo. Trago aqui neste post alguns deles: – Propriedades anti-inflamatória – Antisséptica -Aumenta a temperatura corporal, portanto pode ser usado como termogênico – Auxilia em má digestão, náuseas e vômitos – Antioxidante (sistêmico e na pele) – Afrodisíaco: promove a vasodilatação e o aumento …

Benefícios do Gengibre na Esclerose Múltipla Leia mais »

Dicas para Reduzir o Inchaço dos Corticoides

A inflamação é uma resposta natural do corpo para defesa de situações como lesões, infecções e a presença de substâncias estranhas. Porém na EM, o sistema imune não funciona de forma correta, e a resposta inflamatória prejudica seus próprios tecidos, causando rigidez, inchaço, calor, dor e sensibilidade em diferentes partes do corpo. Os remédios corticoides …

Dicas para Reduzir o Inchaço dos Corticoides Leia mais »

Benefícios do Óleo de Prímula no Tratamento da Esclerose Múltipla

Você já deve ter ouvido falar sobre a aromo terapia e os óleos essenciais que são usados para diversos benefícios na nossa saúde. Entre eles, existe o óleo de prímula. A prímula noturna pertence à família das plantas de panaceia. Nas sementes é onde encontramos o aspecto medicinal dessa planta, contendo uma substância oleosa eficaz. …

Benefícios do Óleo de Prímula no Tratamento da Esclerose Múltipla Leia mais »

Efeitos do Álcool na Progressão da Esclerose Múltipla

E o álcool, será que realmente faz mal para a Esclerose Múltipla? Muito já se sabe sobre os efeitos negativos do álcool quando o assunto é sistema nervoso central. Em um artigo publicado por Diaz-Cruz, et al. É comprovado que o consumo de álcool pode afetar qualquer nível neuroaxial, ou seja, cérebro, nervos periféricos e …

Efeitos do Álcool na Progressão da Esclerose Múltipla Leia mais »