AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

7 benefícios que os animais de estimação podem trazer para pessoas com EM

7 benefícios que os animais de estimação podem trazer para pessoas com EM

Os animais de estimação proporcionam um grande apoio em momentos complicados da vida. E eles podem ser muito úteis se você tiver uma doença crônica, como a esclerose múltipla. Dia após dia, eles oferecem companhia, além de perceber os momentos em que o dono está doente; efetivamente, os animais de estimação ajudam a superar a dor resultante da doença através do seu amor e distraindo os afetados. Em suma, eles podem tornar a vida com esclerose múltipla um pouco mais fácil.

A chamada “terapia de estimação” concentra-se na relação entre animal e pessoa para atingir fins médicos (fisiológicos) e psicológicos (emocionais). Na verdade, os animais de estimação não podem apenas fornecer assistência física a quem sofre de uma deficiência, mas também ter um ótimo impacto positivo do ponto de vista psicológico. O poder de cura dos animais de estimação é notável, pois ajudam a coexistir com a doença com mais positivismo e contribuem para superar o dia a dia de forma mais satisfatória.

Aqui estão os 7 benefícios mais importantes que os animais de estimação trazem para a vida diária das pessoas com EM:

  1. Eles fazem companhia. desta forma, eles ajudam a superar os sentimentos de solidão e isolamento que, muitas vezes, sofrem os afetados pela EM.
  2. Eles oferecem apoio incondicionale tornam mais fácil para a pessoa afetada concentrar sua atenção nos aspectos positivos do dia a dia. Os animais de estimação são atenciosos, agradáveis ​​e adoráveis, características que fazem esquecer os problemas e as complicações mais relevantes para os afetados.
  3. Ajuda a combater a depressão. O amor incondicional dos animais de companhia tem um efeito positivo sobre o temperamento das pessoas com EM. Além disso, o fato de ter que cuidar de um animal, com todas as responsabilidades que o envolvem, faz com que os afetados se esqueçam de seus próprios problemas e concentre sua atenção em outras atividades. Como resultado, eles se sentem melhor e há menos chances de que a depressão vença.
  4. Ansiedade calma. A maioria dos animais de estimação transmitem calma, poucas preocupações e isso é contagioso para os proprietários. Assim, um sintoma comum em EM, como a ansiedade, pode diminuir graças à companhia de um animal.
  5. Diminuir os níveis de estresse. Da mesma forma que a tranqüilidade dos animais de estimação ajuda a superar a ansiedade, ela também produz o mesmo efeito com o estresse que as pessoas com EM freqüentemente experimentam.
  6. Eles obrigam a sair para a rua. Andar no animal de estimação pode ser muito positivo para desenvolver habilidades sociais, iniciar conversas, conhecer outras pessoas. Além disso, sair na rua implica exposição ao sol, o que é crucial para a absorção de vitamina D.
  7. Contribuir para a melhoria da condição física. Os animais de estimação forçam o dono a caminhar várias vezes ao dia. Isso implica pequenas doses diárias de exercício, muito positivo para aqueles afetados pela EM.

Foi demonstrado que não é necessário “ter” um animal de estimação para se beneficiar de suas contribuições. Às vezes, pessoas com EM não podem cuidar ou assumir a responsabilidade pelo cuidado de um animal devido aos sintomas da doença. Nestes casos, é possível recorrer a animais de estimação “de visita” ou “terapêuticos”, programas que consistem na visita dos animais ao domicílio dos afetados; A presença simples do animal de estimação pode proporcionar benefícios para a pessoa com MS.

Links para os documentos originais:

Woof, meow, tweet … os benefícios de ter animais de estimação em nossa vida de MS. MultipleSclerosis.net , 2013 [acesso: 12 de maio de 2014]. Disponível em:multiplesclerosis.net/living-with-ms/the-benefits-of-having-pets-in-our-ms-life/

Vida saudável. MS em foco , 2005 [acesso: 12 de maio de 2014]. Disponível em:www.msif.org/includes/documents/cm_docs/MSinFocusIssue5ES.pdf

Fonte: http://bit.ly/2p9bMLM

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS