7 benefícios que os animais de estimação podem trazer para pessoas com EM

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Os animais de estimação proporcionam um grande apoio em momentos complicados da vida. E eles podem ser muito úteis se você tiver uma doença crônica, como a esclerose múltipla. Dia após dia, eles oferecem companhia, além de perceber os momentos em que o dono está doente; efetivamente, os animais de estimação ajudam a superar a dor resultante da doença através do seu amor e distraindo os afetados. Em suma, eles podem tornar a vida com esclerose múltipla um pouco mais fácil.

A chamada “terapia de estimação” concentra-se na relação entre animal e pessoa para atingir fins médicos (fisiológicos) e psicológicos (emocionais). Na verdade, os animais de estimação não podem apenas fornecer assistência física a quem sofre de uma deficiência, mas também ter um ótimo impacto positivo do ponto de vista psicológico. O poder de cura dos animais de estimação é notável, pois ajudam a coexistir com a doença com mais positivismo e contribuem para superar o dia a dia de forma mais satisfatória.

Aqui estão os 7 benefícios mais importantes que os animais de estimação trazem para a vida diária das pessoas com EM:

  1. Eles fazem companhia. desta forma, eles ajudam a superar os sentimentos de solidão e isolamento que, muitas vezes, sofrem os afetados pela EM.
  2. Eles oferecem apoio incondicional e tornam mais fácil para a pessoa afetada concentrar sua atenção nos aspectos positivos do dia a dia. Os animais de estimação são atenciosos, agradáveis ​​e adoráveis, características que fazem esquecer os problemas e as complicações mais relevantes para os afetados.
  3. Ajuda a combater a depressão. O amor incondicional dos animais de companhia tem um efeito positivo sobre o temperamento das pessoas com EM. Além disso, o fato de ter que cuidar de um animal, com todas as responsabilidades que o envolvem, faz com que os afetados se esqueçam de seus próprios problemas e concentre sua atenção em outras atividades. Como resultado, eles se sentem melhor e há menos chances de que a depressão vença.
  4. Ansiedade calma. A maioria dos animais de estimação transmitem calma, poucas preocupações e isso é contagioso para os proprietários. Assim, um sintoma comum em EM, como a ansiedade, pode diminuir graças à companhia de um animal.
  5. Diminuir os níveis de estresse. Da mesma forma que a tranqüilidade dos animais de estimação ajuda a superar a ansiedade, ela também produz o mesmo efeito com o estresse que as pessoas com EM freqüentemente experimentam.
  6. Eles obrigam a sair para a rua. Andar no animal de estimação pode ser muito positivo para desenvolver habilidades sociais, iniciar conversas, conhecer outras pessoas. Além disso, sair na rua implica exposição ao sol, o que é crucial para a absorção de vitamina D.
  7. Contribuir para a melhoria da condição física. Os animais de estimação forçam o dono a caminhar várias vezes ao dia. Isso implica pequenas doses diárias de exercício, muito positivo para aqueles afetados pela EM.

Foi demonstrado que não é necessário “ter” um animal de estimação para se beneficiar de suas contribuições. Às vezes, pessoas com EM não podem cuidar ou assumir a responsabilidade pelo cuidado de um animal devido aos sintomas da doença. Nestes casos, é possível recorrer a animais de estimação “de visita” ou “terapêuticos”, programas que consistem na visita dos animais ao domicílio dos afetados; A presença simples do animal de estimação pode proporcionar benefícios para a pessoa com MS.

Links para os documentos originais:

Woof, meow, tweet … os benefícios de ter animais de estimação em nossa vida de MS. MultipleSclerosis.net , 2013 [acesso: 12 de maio de 2014]. Disponível em:multiplesclerosis.net/living-with-ms/the-benefits-of-having-pets-in-our-ms-life/

Vida saudável. MS em foco , 2005 [acesso: 12 de maio de 2014]. Disponível em:www.msif.org/includes/documents/cm_docs/MSinFocusIssue5ES.pdf

Fonte: http://bit.ly/2p9bMLM

Explore mais

homem branco de camisa de botão azul escura, barba branca, inclinado para frente com as mãos nos joelhos
Qualidade de Vida

Respiração ofegante: quando a EM ataca seus pulmões

A esclerose múltipla pode afetar negativamente a função pulmonar, levando a sérios problemas respiratórios. Veja o que fazer: Entre as muitas possíveis complicações da esclerose