A EM é uma doença heterogênea, podendo ocasionar diversos sintomas neurológicos a depender da área do sistema nervoso acometida. Não existe uma manifestação neurológica típica, porém alterações visuais, fraqueza nos membros, desequilíbrio, descoordenação, alterações de sensibilidade e distúrbios urinários são as queixas mais frequentes.

Os sintomas devem duram mais que 24h para serem considerados de origem neurológica.

Os sintomas sensitivos como perda da sensibilidade em determinada região do corpo, formigamentos, dor inexplicável, são os sintomas mais comuns, ocorrendo em 40% das pessoas com esse diagnóstico.

A neurite óptica é o segundo sintoma mais comum, ocasionando embaçamento visual, perda do brilho das cores, até perda visual, geralmente acompanhado de dor na movimentação ocular.

Sintomas motores e cerebelares também são comuns, podendo causar perda de força em algum membro ou múltiplos membros, dificuldade de andar, descoordenação motora e tonturas.

Sintomas menos comuns, porém, não menos importantes incluem neuralgia do trigêmeo (dor e perda de sensibilidade na face), alterações urinárias, como dificuldade de urinar ou perda urinária involuntária, constipação ou escape fecal.

Os pacientes podem apresentar também alterações cognitivas, que podem estar presentes desde estágios iniciais da doença, mas são mais frequentes e evidentes em estágios mais avançados.

A principal alteração é na atenção e na velocidade de processamento. Dificuldade de memorização pode ocorrer, porém geralmente em fases mais avançadas da alteração cognitiva.

OS SINTOMAS QUE NORMALMENTE FAZEM COM QUE ALGUÉM
VISITE O MÉDICO ANTES DE UM DIAGNÓSTICO DE EM

39%

MOTORES

40%

MOTORES

30%

MOTORES

30%

MOTORES

O sinal de Lhermitte é uma sensação de choque que percorre a coluna cervical e torácica sendo desencadeada por um movimento de flexão de pescoço. Ocorre frequentemente em pessoas com esclerose múltipla que tenham lesões na coluna cervical, mas pode acontecer também em outras situações e doenças da coluna cervical, mas pode acontecer também em outras situações e doenças da coluna e medula cervical.

Fenômeno de Uhthoff é a piora dos sintomas neurólogicos relacionados ao aquecimento do corpo. As situações mais relacionadas ao fenômeno são exercicio físico, febre, sauna, imersão com água quente ou mesmo um dia mais quente.