Qualidade de Vida

O assunto que me traz aqui hoje é Qualidade de Vivida. Para mim, “Qualidade de Vida” é poder cuidar da minha saúde de acordo com as exigências da Esclerose Múltipla. Quais são? Ter acesso à medicação, sem interrupção; praticar regularmente atividade física; ter uma alimentação saudável; ter condições de pagar as atividades multidisciplinares exigidas pela EM; fazer terapia e praticar Yôga. Tudo isso organizado dentro uma rotina diária que pode ser quebrada em qualquer momento por conta dos sintomas que a EM me impõe: fadiga, dores no corpo todo – com ênfase nos olhos, visão dupla e borrada, comprometimento do equilíbrio, comprometimento cognitivo e de memória. Apesar de tudo isso, convivo em paz com EM. Neste momento, minha rotina está comprometida e eu estou “bem”.

Estou bem, porque mesmo há quase uma semana com a minha rotina afetada, tenho o privilégio de poder cuidar de mim com respeito e carinho. Isso é ter acesso à “Qualidade de Vida”! A fadiga no portador de doença crônica não é um cansaço bobo e nem todos têm esse problema. As dores, que no meu caso são fibromiálgicas, passeiam pelo meu corpo e aparecem nos lugares mais inusitados: ponta do dedão do pé, palma da mão, dobra dos dedos, punhos, articulação do pescoço, mandíbulas, lombar… Imaginem uma pessoa com tudo isso ao mesmo tempo, de bico calado para poder conviver em sociedade! NÃO… Eu não tenho essa necessidade! Quando estou desse jeito, posso me isolar do mundo e só permito convívio com minha mãe e filhas porque elas sabem e respeitam meu estado. Isso é “Qualidade de Vida” para mim, isso é Superação!

Hoje, não sinto nenhuma necessidade de ser ativa intelectualmente – era professora universitária de filosofia, talvez essa seja a minha maior superação. O que faço é cuidar da minha saúde para minimizar os estragos dos caminhos neurais interrompidos, que não foram refeitos. E tudo bem por isso! Poder se reinventar constantemente é saudável e eu e tantos amigos múltiplos, fazemos isso diariamente. E você, o que é “Qualidade de Vida” para você?