AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

ENTRE EM CONTATO [email protected]
LIGUE (11) 3181-8266

Saúde Cognitiva e a EM

Saúde Cognitiva e a EM

Envolver-se em atividades mentalmente estimulantes e desafiadoras é essencial para o seu bem-estar ao longo da vida. A estimulação mental contribui para o crescimento pessoal, aprimora o pensamento criativo e as habilidades de resolução de problemas e amplia seus horizontes com novos aprendizados. Como o exercício para o corpo, a estimulação mental ajuda a mente a permanecer ativa, alerta e envolvida, mesmo diante do envelhecimento ou das alterações causadas pela EM.

O termo “cognição” refere-se a todos os processos de alto nível realizados pelo cérebro humano. Semelhante ao processamento feito por um computador, o cérebro humano capta informações, armazena, processa e gera resultados com base nessas informações. Sabe-se que a EM pode causar problemas com uma ou mais dessas funções cognitivas. De fato, 65% das pessoas com EM poderão experimentar alguma alterações no funcionamento cognitivo, mais comumente relacionadas à velocidade do processamento de informações, memória e atenção. É importante relatar quaisquer mudanças que você perceber em seu pensamento ao seu médico, para que você possa obter uma avaliação e um plano de gerenciamento completos.

 

O papel da reserva cognitiva

O conceito de reserva cognitiva ajuda a explicar por que indivíduos com o mesmo grau de alterações cerebrais devido ao envelhecimento ou a uma doença neurológica como a EM podem funcionar de maneira cognitiva muito diferente. A pesquisa mostrou que uma vida inteira de enriquecimento intelectual resultante da educação e atividades estimulantes de trabalho e lazer ajuda a diminuir o impacto de alterações no cérebro relacionadas a doenças ou envelhecimento. Em outras palavras, pessoas com reserva cognitiva têm mais proteção contra o declínio cognitivo. A reserva cognitiva é como uma poupança no banco.

 

Estratégias para aumentar a reserva cognitiva

Não é possível voltar e reviver a vida em busca de reserva cognitiva. Porém, é possível em qualquer idade adicionar à reserva cognitiva! Encontrar atividades que envolvam sua mente, desperte sua curiosidade, desperte sua criatividade, estimule seu pensamento e desafie suas habilidades de resolução de problemas pode melhorar sua reserva cognitiva e apoiar sua saúde cognitiva. Atividades além do trabalho que aumentará sua reserva cognitiva e contribuirá para o seu bem-estar cognitivo, inclua:

– Lendo

– Escrita criativa

– Diário

– Trabalhos manuais

– Jogos de tabuleiro ou de cartas

– Desenho ou pintura

– Palavras cruzadas ou quebra-cabeças

– Aprendendo um novo idioma

– Aprendendo a tocar um instrumento

 

Além disso, envolver-se com outras pessoas é uma maneira de permanecer cognitivamente ativo, além de desfrutar da companhia de outras pessoas. Por exemplo, em um grupo de apoio, clube do livro, reuniões de irmandade em sua igreja ou sinagoga ou por meio de atividades de defesa de direitos. Tudo o que você faz para exercitar sua mente pode ajudar a reduzir o impacto das alterações cognitivas relacionadas à EM que podem ocorrer. E otimizar sua saúde cognitiva contribui para todas as outras áreas do seu bem-estar.

 

Fonte: National MS Society: https://www.nationalmssociety.org/Living-Well-With-MS/Cognitive-Health

Traduzido e adaptado – Redação AME

 

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS