9 dicas para autogerenciar a esclerose múltipla | AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

ENTRE EM CONTATO [email protected]
LIGUE (11) 3181-8266

9 dicas para autogerenciar a esclerose múltipla

9 dicas para autogerenciar a esclerose múltipla

Existem algumas medidas cotidianas comuns que podem te ajudar a gerenciar a esclerose múltipla. Confira alguns exemplos para ajudá-la a se sentir melhor em sua vida diária.

  1. Descanse bastante.

Nós funcionamos melhor depois de uma boa noite de sono. Obter descanso de qualidade é ainda mais importante para quem vive com esclerose múltipla. Para melhorar seu estilo de vida, tente dormir pelo menos oito horas por noite.

  1. Exercício.

O exercício regular, moderado e simples é uma ótima maneira de melhorar sua força, equilíbrio, tônus ​​muscular e coordenação enquanto estiver vivendo com esclerose múltipla. Se a temperatura do seu corpo ficar muito alta e você se sentir desconfortável, nadar ou outras atividades aquáticas podem ajudar a diminuir a temperatura durante o treino. Se os sintomas da EM te limitarem, tente exercícios de baixo impacto, como caminhada, ioga, tai-chi, alongamento e ciclismo estacionário. Lembrando sempre de gerenciar essas escolhas junto com o profissional que te acompanha!

  1. Procure manter-se “resfriada”.

Alguns sintomas da esclerose múltipla podem piorar quando a temperatura do corpo aumenta. Quando isso acontecer, tente abaixar a temperatura usando alguns dispositivos, como roupas de refrigeração e ventiladores. Evitando a exposição ao calor e altas temperaturas, se seus sintomas

  1. Escolha uma dieta equilibrada.

Alguns pequenos estudos sugerem que uma dieta pobre em gordura saturada, mas rica em ácidos graxos ômega-3, como as encontradas nos óleos de oliva e peixe, pode ser benéfica – mas são necessárias mais pesquisas. Estudos também sugerem que a vitamina D pode oferecer benefícios para pessoas com esclerose múltipla.

  1. Procure relaxar e aliviar o estresse.

Sentir-se estressada o tempo todo pode piorar vários sinais e sintomas da esclerose. Tente algo para relaxar, como Yoga, meditação, massagem ou apenas pequenas pausas restaurativas e uma respiração profunda.

  1. Tente manter suas atividades normais e diárias.

É realmente importante que você tente manter suas atividades diárias o máximo possível. Manter-se ativa pode te ajudar a ressignificar prioridades.

  1. Traga seus amigos e familiares para perto.

Cerque-se de pessoas que você ama. Seus amigos e familiares são as melhores pessoas para compartilhar momentos de diversão e muitas risadas. Apreciar sua vida ainda está na agenda – mesmo diante de uma doença complicada como a esclerose múltipla.

  1. Mantenha seus hobbies antigos e encontre alguns novos.

Todo mundo tem hobbies. Alguns mais que outros. Se você tinha um hobby antes do seu diagnóstico, não desista repentinamente. Continue fazendo isso. E se você estiver curiosa para experimentar coisas novas, adote um novo hobby também.

  1. Participe de um grupo de suporte.

Compartilhar seus sentimentos com outras pessoas que estão passando pela mesma coisa às vezes pode ajudá-lo a lidar com a doença. Participar de um grupo de suporte local é uma excelente ideia, lembre-se de contar com todo o time da AME, você não está sozinha, estamos juntas!

 

Para participar do nosso grupo no WhatsApp, clique aqui!

 


Fonte: Clínica Mayo

Multiple Sclerosis News Today: https://multiplesclerosisnewstoday.com/2018/03/13/9-tips-self-manage-multiple-sclerosis/

Traduzido e adaptado – Redação AME

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS