A EM causa mudanças de humor?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

O que é uma mudança de humor?

Mudanças de humor são mudanças repentinas em um estado emocional. Eles são comuns, uma parte da vida comum. De fato, eles podem até fazer parte da personalidade de alguém .

Mudanças de humor podem ser causadas por muitas coisas. Somente o senso comum pode nos dizer que sono ruim, excesso de açúcar ou cafeína, uso de álcool, efeitos colaterais de medicamentos, controle inadequado da dor, eventos estressantes da vida (casar, ser despedido, perder um ente querido) podem predispor-nos a mudanças emocionais extremas .

As mulheres podem experimentar mudanças de humor como resultado direto de mudanças nos hormônios ao longo da vida. Alterações hormonais semelhantes, como mudanças na testosterona, também contribuem para as mudanças de humor nos homens.

Quando devemos nos preocupar com eles? Em um artigo da Harvard Health Publishing , a Dra. Nancy Donovan, professora de psiquiatria da Harvard Medical School, explica que “os sintomas relacionados ao humor podem ir e vir em resposta ao estresse diário”. Ela acrescenta, no entanto, que se os sintomas “ocorrem por longos períodos, causam sofrimento significativo ou interferem no seu funcionamento diário, é uma indicação de procurar ajuda”.

A EM causa alterações de humor?

Acontece que as mudanças de humor podem ser uma parte comum da vida com esclerose múltipla e são causadas por mudanças neurológicas e psicológicas .

Como isso acontece

De acordo com a neuropsicóloga clínica Dra. Annie Hickox, que respondeu às perguntas dos leitores no site da Sociedade de Esclerose Múltipla, as mudanças de humor nas pessoas com esclerose múltipla  “podem surgir como parte de uma reação emocional à doença, ou podem surgir de depressão e ansiedade. Ocasionalmente, a doença pode afetar os centros de controle emocional do cérebro. As mudanças de humor podem parecer “inesperadas” e pode ser difícil identificar gatilhos específicos que os desencadeiam. A fadiga é uma causa muito comum de mau humor durante o dia e … pode desempenhar um papel no seu humor. ”

Para alguns, os gatilhos para a recaída da EM – como temperaturas extremas e sobrecarga sensorial – também podem causar alterações de humor. Mas as mudanças de humor também podem ser causadas por padrões de pensamento negativo não relacionados à EM.

E se for mais sério?

Se as mudanças de humor mudarem a vida, talvez seja necessário descartar o seguinte:

Depressão pode ocorrer em quase metade de todas as pessoas com esclerose múltipla, de acordo com um artigo no site da Johns Hopkins Medicine. Ocorre como resposta a um diagnóstico de EM e como sintoma.

A ansiedade também pode afetar cerca de 50% da população da esclerose múltipla, isoladamente ou em conjunto com a depressão. Viver com a incerteza da EM pode levar a preocupações excessivas, aumento da dor e comportamentos negativos à saúde, como ingestão excessiva de álcool.

O efeito pseudobulbar descreve uma condição neurológica caracterizada por emoções desreguladas. Lesões por EM que interrompem a comunicação entre áreas específicas do cérebro podem levar a choro excessivo ou períodos de risadas incontroláveis.

O que você pode fazer sobre as mudanças de humor?

Se você estiver preocupado, discuta seu humor com seu médico. Eles conhecem sua situação melhor do que ninguém, além de você. Eles podem ajudá-lo a identificar se seu humor é normal ou se é algo mais sério.

Se você determinar que suas alterações de humor não são graves, considere o que você já sabe que ajudará a elevar e regular seu humor:

  • Dormir melhor
  • Dieta saudável
  • Ar fresco e sol adequados
  • Mais exercício

Algumas pessoas acabam recorrendo a amigos e familiares para energizar o tempo juntos. Se você é menos social, o tempo gasto na natureza ou na companhia de um animal de estimação pode fornecer a redefinição necessária.

O estresse comum também pode desencadear mudanças de humor. As demandas de emprego, maternidade / paternidade e relacionamento inspiram estados emocionais de montanha-russa com poucas oportunidades de autocuidado e rejuvenescimento. Pratique um gerenciamento eficaz do estresse se o estresse estiver contribuindo para o seu humor.

Uma abordagem simples é acompanhar as mudanças de humor em um diário. Essa abordagem aprimora a autoconsciência e identifica gatilhos para que você possa evitá-los. Além disso, rastrear “coisas boas” em um diário de gratidão pode ajudar a redefinir seu humor.

Por fim, tente reservar um tempo para praticar o relaxamento diário. Afinal, se nos sentíssemos relaxados o tempo todo, não nos preocuparíamos com mudanças de humor. Tente respiração com Yoga, alongamentos simples, ouvir música , aromaterapia ou um banho quente de sais de Epsom.

 


Fonte: Multiple Sclerosis News Today: https://multiplesclerosisnewstoday.com/news-posts/2020/02/18/mood-swings-need-know-causes-remedies

Traduzido e adaptado – Redação AME

Explore mais