AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Síndrome de Uhthoff

A síndrome de Uhthoff  é um sintoma de esclerose múltipla caracterizada pelo agravamento ou obscurecimento da visão causado por um aumento da temperatura, geralmente associado ao exercício ou superaquecimento.

Foi nomeado após um neuro-oftalmologista alemão chamado Wilhelm Uhthoff (pronunciado ut-hof), que descreveu pela primeira vez em 1890. É também chamado fenômeno de Uhthoff ou sinal de Uhthoff.

O que causa a síndrome de Uhthoff?

À medida que a temperatura do corpo aumenta, a capacidade de os nervos danificados conduzirem os impulsos é reduzida.

As fibras nervosas danificadas pela EM conduzem mensagens de e para o cérebro muito mais lentamente, se é que o fazem. Um aumento na temperatura do corpo pode fazer com que as mensagens parem de ser enviadas ou sejam enviadas ainda mais devagar, o que piora os sintomas até que a temperatura corporal volte ao normal.

O agravamento e desfoque da condição de visão geralmente resolve sozinho com o repouso.

Como administrar a síndrome de Uhthoff

Não há tratamento para a síndrome de Uhthoff, exceto para evitar o superaquecimento do corpo. Todos os pacientes com EM que são afetados por esse fenômeno devem definir seus limites durante o exercício e a melhor hora do dia para se exercitar (as manhãs são geralmente melhores para a maioria dos pacientes com EM).

Usar coletes e roupas de resfriamento, tomar banhos ou chuveiros frios, chupar cubos de gelo, usar ar-condicionado ou ventilador também ajuda a reduzir a temperatura corporal.

Fonte: Multiple Sclerosis News Today