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Benefícios do Exercício para a EM

Benefícios do Exercício para a EM

Todos os benefícios do exercício, seja se você estiver praticando para perder peso, aumentar a força, ou para prevenir doenças, o exercício é uma parte importante de manter um estilo de vida saudável. Para as pessoas com esclerose múltipla (EM), o exercício físico tem alguns benefícios específicos: pode aliviar os sintomas, ajudar a promover a mobilidade e minimizar os riscos de certas complicações.

No entanto, é importante que você tome cuidado ao se exercitar, exageros podem colocar em risco o seu sistema muscular, aumento da dor, estresse excessivo e seu corpo e mente. Aqui estão nove tipos de exercício que você pode fazer por conta própria ou com a ajuda de um fisioterapeuta para ajudar a manter uma qualidade de vida elevada e aliviar os sintomas.

 Nota Importante: Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercício ou atividade física. Como precaução, o médico pode solicitar que trabalha especificamente com um fisioterapeuta ou profissional até que você tenha aprendido a realizar exercícios sem sobrecarregar o seu sistema muscular.

Yoga

Um estudo da Oregon Health & Science University descobriu que as pessoas com EM que participaram de yoga tiveram menos sintomas de fadiga em comparação com as pessoas com EM que não praticavam yoga. Além disso, a respiração abdominal que é praticada durante a yoga pode ajudar a melhorar a respiração de uma pessoa, mesmo quando não está fazendo yoga. Quanto melhor que você respira, o sangue é capaz de fluir mais facilmente pelo seu corpo, melhorando a saúde respiratória e cardíaca.

Exercício na água

Pessoas com esclerose múltipla tendem a lutar contra o superaquecimento, especialmente se você estiver se exercitando fora. Por essa razão, o exercício em uma piscina pode ser o ideal, uma vez que irá ajudar a manter a temperatura mais amena. Além de evitar o super aquecimento, a água tem flutuabilidade natural, que suporta o corpo e a torna mais fácil de deslocar. Você pode sentir-se mais flexível do que você estaria fora da água. Isso significa que você pode ser capaz de fazer as coisas, enquanto na piscina pode ser mais fácil a prática de exercícios como alongamento, levantamento de pesos ou exercícios cardíacos, tudo o que pode melhorar a saúde mental e física.

Halterofilismo

O verdadeiro poder do levantamento de peso não é o que você vê do lado de fora, mas o que está acontecendo lá dentro. O treinamento de força pode não só ajudar seu corpo a se tornar mais forte e se recuperar mais rápido de lesões, mas também mantê-lo menos propenso a lesões em primeiro lugar. Por estas razões, as pessoas com EM podem querer realizar uma atividade com pesos ou treinamento de resistência. As rotinas podem ser adaptadas às suas necessidades específicas, e como sempre, é importante consultar um fisioterapeuta ou um técnico profissional.

Alongamentos

Alongamento, como os realizados na prática da yoga permitem ao corpo respirar, acalmar a mente e estimular os músculos. O alongamento pode ajudar a aumentar a amplitude de movimento, a diminuição da tensão muscular e construir a resistência muscular.

Ball Balance

A EM afeta o cérebro no cerebelo, a parte do cérebro que é responsável pelo equilíbrio e coordenação. Se você está tendo dificuldade em manter o equilíbrio, uma bola de equilíbrio pode ser útil na formação dos principais grupos de músculos e outros órgãos em seu corpo para compensar as suas dificuldades com o equilíbrio e a coordenação. Bolas também podem ser usadas ​​no treinamento de força.

Artes marciais

Algumas formas de artes marciais, como tai chi, são de muito baixo impacto. Tai Chi tornou-se popular para as pessoas com EM, pois aumenta a força, a flexibilidade e o equilíbrio.

Aeróbica

O exercício aeróbico moderado, que é qualquer exercício que aumenta suas pulso e a respiração aumenta, tem muitos benefícios para a saúde e pode até mesmo ajudá-lo a ter melhor controle sobre a bexiga. Aeróbica é uma ótima maneira de estimular o sistema de defesa natural do seu corpo, aliviar os sintomas de EM, e construir a resistência.

Bicicleta reclinada

A bicicleta tradicional pode representar muitos problemas para uma pessoa com EM. No entanto, ao andar com a bicicleta modificada, como a bicicleta reclinada, pode ser muito útil. Ela executa as mesmas funções como se estivesse em uma bicicleta tradicional, no entanto você não precisa se preocupar com o equilíbrio e a coordenação, porque o equipamento te proporcionará isso.

Esportes

As atividades esportivas como basquete, handebol, golfe e tênis podem ser modificados para uma pessoa com EM. Andar a cavalo também promove o equilíbrio, a coordenação e a força. Para uma pessoa que era muito ativo fisicamente antes de ser diagnosticada com esclerose múltipla, recuperar alguma normalidade de um esporte favorito pode ser muito benéfico para a sua saúde física e mental.

Coisas a considerar no exercício

Se você é incapaz de manter-se fisicamente bem com as demandas de um treino de vinte ou trinta minutos, você pode dividir. Períodos curtos, de cinco minutos de exercício pode ser tão benéficos para a sua saúde quando grandes períodos. O segredo é encontrar qual atividade que melhor se adapta ao seu gosto, e realizá-la respeitando sempre as suas próprias limitações.

 

Avempo. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

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