AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

TREMOR NAS MÃOS

TREMOR NAS MÃOS

Talvez o tremor  tenha começado recentemente. Ou talvez esteja piorando. Provavelmente começou gradualmente. Pode ter acontecido quando você estava estressado ou com raiva. Ou a doença pode ter provocado.

Qualquer que seja a causa, “tremor ” é o nome que os especialistas dão às mãos trêmulas. Eles são mais comuns do que você poderia pensar, e as causas e os resultados podem ser bastante variados. Para quem tem EM, a causa pode ser ela e ter tratamento. Mas vamos conhecer as principais causas de tremor  nas mãos?

Tremor  essencial

De todas as razões para ter tremor , este é o mais comum. É a doença mais difundida do sistema nervoso. Começa geralmente em suas mãos, mas pode mover-se para seus braços, cabeça, voz, ou outras partes do corpo. O tremor  essencial acontece quando suas mãos estão se movendo. Já a maioria das outras formas de tremor  acontecem quando você está parado.

Poder resultar de uma mudança em seus genes  (seu médico pode chamar isso de mutação). Isso significa que se um de seus pais tem um tremor , é mais provável que você tenha também.

Toxinas no ambiente também podem causar tremor  essencial e a idade é outro fator de risco. Embora possa acontecer em qualquer idade, é mais provável em pessoas com mais de 40. As suas probabilidades sobem à medida que envelhecem.

Stress , fadiga e demasiada cafeína podem piorar. Em algum momento, comer, beber, escrever e todas as outras tarefas diárias que você faz com suas mãos pode se tornar um desafio maior.

Esta condição pode ser difícil de tratar. Existem medicamentos, mas nenhum funciona de forma consistente. Se seu tremor  nas mãos é diagnosticado como tremor  essencial, converse com seu/sua médico/a para testar tratamentos que possam ajudar.

Mal de Parkinson

Tremor  é um sinal precoce da doença de Parkinson, que afeta 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Nem todo mundo que tem esta doença tem tremor , mas a maioria das pessoas nos estágios iniciais terá ligeiro movimento em uma mão, pé ou mesmo um único dedo

Na maioria das vezes, o tremor  afeta apenas um lado do corpo. Na maioria das vezes, isso acontece quando você relaxa seus músculos. É por isso que é chamado de tremor  de repouso. Quando você se move, a agitação pára.

 

Esclerose Múltipla (EM)

A EM pode causar uma variedade de tremores. O mais comum é o tremor  essencial, mas também podem acontecer tremores que tem origem na fadiga e/ou na fraqueza muscular. Converse o/a médico/a que cuida da sua EM para saber se qual a origem do tremor  das suas mãos. Dependendo da origem, o tratamento será diferente.

Não é sempre uma doença

Mãos trêmulas nem sempre significam que você está doente. Às vezes um tremor  é a resposta do seu corpo a algo:

Drogas: Os culpados mais comuns são medicamentos que bloqueiam um químico cerebral chamado dopamina. Move informações de uma parte de seu cérebro para outra. Estes medicamentos são utilizados para manter o seu humor mesmo. Os tremores desaparecerão quando parar de tomar a medicação.

Deficiência de vitamina B12 : Sem ela, seu sistema nervoso não vai funcionar como deveria. Você pode encontrá-la na carne, peixe, aves, ovos e produtos lácteos. Se você está com baixos níveis de B12, seu médico pode receitar um complemento.

Stress : De preocupações financeiras e de trabalho para problemas de relacionamento e preocupações de saúde, o stress piora os tremores. Raiva intensa, fome extrema ou privação do sono podem fazer tremer as mãos. Isso é conhecido como tremor  fisiológico.

Baixo nível de açúcar no sangue: ou hipoglicemia. Ela aciona a resposta natural do seu corpo de estresse e faz você instável.

Uma tireóide hiperativa: Quando você apresenta hipertireoidismo, todo o seu corpo acelera. Você pode ter problemas para dormir, seu coração pode bater mais rápido, e suas mãos podem tremer.

Danos no nervo: Lesões, doenças ou problemas com o sistema nervoso central também podem causar tremores. A medicina chama isso de neuropatia periférica. Pode afetar suas mãos e pés.

Como as causas e tratamentos para os tremores nas mãos são inúmeras, é importante conversar com seu/sua médico/médica, contando não apenas seu sintoma, mas seu histórico e seu dia a dia.

Texto original em WebMD

Traduzido e adaptado por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

ame

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS