AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ E ESCLEROSE MÚLTIPLA

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ E ESCLEROSE MÚLTIPLA

A esclerose múltipla (EM) e a síndrome de Guillain-Barré (SGB) são doenças do sistema nervoso. Elas não são iguais, mas têm muitas semelhanças.

Tanto a EM quanto a SGB são doenças auto-imunes. Isso significa que elas fazem com que o sistema imunológico do seu corpo ataque seus próprios tecidos. Ambas começam quando o sistema imunológico ataca e danifica a mielina.

Mas cada condição afeta uma parte diferente do sistema nervoso:

A EM prejudica o sistema nervoso central. Isse é, o cérebro e a medula espinhal. Já a SGB danifica o sistema nervoso periférico. São os nervos fora do cérebro e da medula espinhal. Eles ajudam o sistema nervoso central a se comunicar com o resto do corpo, incluindo a pele, o coração e os músculos. A polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica está estreitamente relacionada a SGB com muitos dos mesmos sintomas.

É muito raro que alguém tenha EM e SGB ao mesmo tempo, mas pode acontecer. Além disso, muitas pessoas com EM são diagnosticadas erroneamente com SGB ou o contrário.

Não se sabe exatamente o que causa a EM nem a SGB, mas algumas pesquisas apontam para alguns gatilhos dessas doenças. A SGB é normalmente detectada após uma infecção como o resfriado ou a gripe. Recentemente, os especialistas viram um aumento no número de pessoas com o vírus Zika, desenvolvendo a SGB.

Os sintomas da SGB e da EM que são semelhantes são:

Fraqueza

Entorpecimento

Dormência (formigamento) nos braços e pernas

Os sintomas da SGB geralmente começam dentro de um dia e se espalham das pernas para a parte superior do corpo. Ao contrário da SGB, onde os sintomas eventualmente aliviam e os pacientes podem se recuperar, a polineuropatia decorrente dela progride e os pacientes podem ter incapacidades permanentes. Já a EM geralmente começa em alguns dias, mas às vezes os sintomas não aparecem por um tempo.

É importante ter um diagnóstico correto tanto para EM quanto para SGB porque os tratamentos para ambas as condições são diferentes, e, quanto mais cedo começar o tratamento, melhores são os prognósticos e menos sequelas os pacientes irão experimentar.

Leia a matéria original em WebMD.

Traduzido e adaptado por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS