Tratamento para câncer pode ajudar pessoas com EM a recuperarem falta de mobilidade

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Storey Steven foi diagnosticado com esclerose múltipla em 2013.

Esta doença autoimune ataca o sistema nervoso central e a medula espinal, causando problemas com o movimento muscular, equilíbrio e visão.

Ela ocorre quando um revestimento de proteína, chamada mielina, que funciona como uma espécie de capa é danificada e não protege as células nervosas e ajuda a enviar sinais eléctricos a partir do cérebro para o corpo como deveria.

Dentro de um ano, Storey deixou de ser um atleta em boa forma para viver em uma cadeira de rodas.

No entanto, depois de receber um tratamento que é aplicado geralmente em pacientes com câncer, sua recuperação tem sido incrível.

Ele ainda depende de sua cadeira de rodas, mas pode caminhar sem ajuda se as distâncias forem curtas e pode até mesmo andar de bicicleta.

Tratamento

O procedimento, que é nomeado após o transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas (TCTH, por sua sigla em Inglês), já foi aplicado em 20 pacientes com esclerose múltipla no Royal Hospital Hallamshire em Sheffield, Reino Unido.

Em que consiste? Primeiro, os pacientes são submetidos a quimioterapia para destruir seu sistema imunológico disfuncional.

Em seguida, é preciso começar um trabalho para reconstruir o sistema imune com uma haste vertebral e células do cordão retiradas do sangue do paciente.

Essas células são retiradas em um estágio inicial e, portanto, não desenvolveram os "defeitos" desencadeantes da esclerose múltipla.

"O sistema imunológico é redefinido para voltar ao ponto anterior que causou a esclerose múltipla", disse ele à BBC John Snowden, Medical Real Hallamshire Hospital.

Como observado pelos médicos responsáveis ​​pelo tratamento, os resultados têm sido notáveis ​​e, inclusive, alguns pacientes que haviam perdido a mobilidade por completo voltaram a ​​andar novamente.

http://www.bbc.com – 20/01/2016. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

Explore mais

Clube AME

O poder da soneca na Esclerose Múltipla

Descansar um pouco durante o dia pode ajudar a prevenir a fadiga, que é um dos principais sintomas da esclerose múltipla. Quais são os efeitos disso? Como deve ser praticado?