Surfe, sol e areia: 7 dicas para curtir o verão com Esclerose Múltipla

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Muitas pessoas curtem aproveitar o verão indo para a praia, praticando esportes, como o surfe, tomando longos banhos de mar e de sol. No entanto, para quem tem Esclerose Múltipla (EM), isso pode requerer alguns cuidados extras. 

Quando você tem EM, as altas temperaturas e umidade pegajosa podem significar problemas. Se você se distrair no sol, poderá perceber que sintomas como fadiga excessiva, visão turva, perda de equilíbrio e formigamento nos pés podem retornar, diz Matthew McCoyd, MD, neurologista e professor assistente da Loyola Medicine em Maywood, Illinois. A boa notícia: o efeito do calor é temporário, diz ele, então “refresque-se e você provavelmente se sentirá melhor”. 

Veja como o clima quente afeta a EM – e algumas dicas para vencer o calor e aproveitar o verão. Aqui vão algumas dicas:

  1. Como as temperaturas altas podem machucar

Na EM, o calor pode danificar a mielina – pense nisso como isolamento protetor – que envolve os nervos do sistema nervoso central, desencadeando sintomas, de acordo com Michelle Cameron, MD, PT, professora assistente de neurologia na Oregon Health and Science University em Portland e neurologista do VA Portland Health Care System. Como resultado, os nervos não funcionam tão bem. “Mesmo um pouco de calor pode exacerbar essa disfunção”, diz a Dra. Cameron. Isso não significa que você precisa perder o sol e o clima quente – mas é melhor evitar o superaquecimento.

  1. Programe suas viagens

A parte mais quente de um dia de verão é tipicamente no meio da tarde, então planeje passeios para a praia ou piscina mais cedo ou mais tarde, diz o Dr. McCoyd. Antes de ir, confira a previsão do tempo e veja quais e quando serão as altas temperaturas do dia, sugere ele. E fique longe da luz solar direta, aconselha Cameron. Isso significa sentar sob um guarda-chuva e sempre usar um chapéu para proteger a cabeça, mesmo que você esteja entrando e saindo do carro.

  1. Use roupas que resfriam

Os avanços para o conforto da EM incluem uma variedade de coletes de resfriamento, lenços, bandanas e outras peças de vestuário. Use-os em passeios para ajudar a manter a temperatura do corpo baixa. Os coletes de resfriamento contêm bolsos isolados que acomodam pequenas bolsas de gelo e são usados ​​sobre suas roupas. Outros itens de resfriamento são projetados para serem usados ​​no pescoço, pulsos e tornozelos. A Multiple Sclerosis Association of America tem um programa que distribui roupas de resfriamento sem custo para crianças e adultos. Você pode até fazer seus próprios acessórios para evitar o calor simplesmente mergulhando pulseiras e tiaras em água fria antes de colocá-los.

  1. Mantenha as roupas leves

Coletes de resfriamento de EM não são sua praia? Então é ainda mais importante usar roupas de cores claras quando você estiver ao ar livre nos dias ensolarados de verão. Roupas de cores escuras atraem mais calor e podem deixá-lo mais quente, de acordo com a National Science Foundation e a University of California, em Santa Barbara. Roupas folgadas feitas de tecidos mais leves também o manterão fresco. Outra opção: roupas feitas de tecidos refrescantes que absorvem o suor do seu corpo e o refrescam evaporando a umidade. Esse tipo de roupa pode ajudá-lo a manter a temperatura corporal estável, de acordo com a Multiple Sclerosis Society do Reino Unido.

  1. Faça uma pausa refrescante

Algumas pessoas com Esclerose Múltipla acham que tomar bebidas geladas as ajuda a manter a calma, diz Doojin Kim, MD, neurologista da UCLA Health em Los Angeles. Beber líquidos e manter-se hidratado são importantes para sua saúde em geral, diz a American Academy of Family Physicians, portanto, não economize em líquidos saudáveis. Você também pode tentar comer picolés ou chupar cubos de gelo para algum alívio temporário, sugere a National MS Society.

  1. Entre em uma banheira fria

Para se refrescar rapidamente depois de algumas horas ao sol, tome um banho ou ducha com água fria. Mal pode esperar até chegar em casa? Respingue ou coloque compressas de água fria na pele. “Reduzir a temperatura do corpo em apenas um grau pode ter um impacto significativo”, diz McCoyd. “Você tem vasos sanguíneos perto da superfície da pele”, acrescenta Cameron, “então, resfriar a superfície da pele pode ajudá-lo a se refrescar”. Algumas pessoas acham que ajuda a diminuir a temperatura do corpo antes de uma atividade ao ar livre. Uma ducha ou banho frio antes de sair para o ar livre pode até dar mais energia para a atividade de verão.

  1. Conheça os sinais de perigo

É importante reconhecer os sinais de exaustão pelo calor: tontura, náusea, sudorese excessiva e sensação de fraqueza e confusão, de acordo com a American Academy of Family Physicians. Sentir-se fraco e confuso também pode ser um sintoma da EM, portanto, nunca ignore isso. A exaustão pelo calor pode ser grave para qualquer pessoa, mas especialmente para aqueles com uma condição como a Esclerose Múltipla, diz Cameron. Se você começar a se sentir mal, entre em um local com ar-condicionado e refresque-se antes de ficar muito superaquecido e comprometer sua saúde. Quando estiver ao ar livre, sempre use o bom senso, McCoyd acrescenta: “Se você estiver no sol e não se sentir bem, não fique do lado de fora”.

 

Escrito por Beth W. Orenstein, revisão médica de Farrokh Sohrabi, MD em 23 de junho de 2016

 

Tradução e adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: Everyday Health

Explore mais