O que é bainha de mielina?

Torso de uma pessoa branca vestida em um jaleco azul claro, que tem, envolta do seu pescoço, um estetoscópio preto. Uma mão está aberta em frente ao corpo, com uma projeção de um globo azul em uma luz digital, a outra mão está levantada sobre o globo, com o dedo indicador apontando para o desenho. O texto, com o fundo branco e letras laranja, está centralizado na imagem e lê: O que é bainha de mielina?"

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A Bainha de Mielina é uma capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas. Estas células são parte do seu sistema nervoso central, que transporta mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo.

Se você tem Esclerose Múltipla (EM), sua bainha de mielina é danificada. Isso significa que seus nervos não são capazes de enviar e receber mensagens como deveriam.

Devido a isso, a EM pode enfraquecer os músculos, danificar a sua coordenação e causar paralisias.

A mielina e seus nervos

A bainha de mielina envolve as fibras que são a parte longa em forma de fio de uma célula nervosa. A bainha protege essas fibras, conhecidas como axônios, muito parecido com o isolamento em torno de um fio elétrico.

Quando a bainha de mielina é saudável, os sinais nervosos são enviados e recebidos rapidamente. Mas se você tem Esclerose Múltipla, o sistema imunológico do seu corpo trata a mielina como uma ameaça. Ele ataca tanto a mielina quanto as células que a compõem.

Quando isso acontece, os nervos dentro da bainha podem ser danificados. Isso deixa cicatrizes em seus nervos – conhecido como esclerose – e que torna mais difícil para eles levarem as mensagens que dizem ao seu corpo para se mover.

Pesquisas em Mielina

Uma grande parte das pesquisa em EM está focada em aumentar a capacidade do seu corpo para reparar a mielina danificada. Os cientistas estão estudando:

– Maneiras de evitar as reações químicas que levam a danos à mielina;
– Medicamentos ou tratamentos experimentais que possam prevenir ou corrigir a Esclerose Múltipla;
– Quais os anticorpos – as proteínas de combate à doença que seu sistema imunológico faz quando você fica doente – ataca a mielina;
– Se as células-tronco – que podem crescer em diferentes tipos de tecidos – pode ser usado para reverter os danos causados ​​pela EM.

 

Leia a matéria original em WebMD

Traduzido e adaptado por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Explore mais

Imagem com fundo cinza, à esquerda, o mapa do brasil pontilhado em tons amarelos e azuis. No canto inferior, à esquerda, em letras azuis "Por dentro do CNS", uma faixa amarela larga por trás das siglas "CNS" se prolonga até o canto inferior direito, onde tem escrito, de azul "ABR."
Conselho Nacional de Saúde

Por dentro do CNS: Abril

Em abril tivemos diferentes atividades dentro do CNS – Conselho Nacional de Saúde, entre elas, representamos o conselho na Audiência Pública sobre VACINAÇÃO CONTRA COVID-19