O que é ansiedade na EM? | AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

ENTRE EM CONTATO [email protected]
LIGUE (11) 3181-8266

O que é ansiedade na EM?

O que é ansiedade na EM?

A ansiedade pode ser um problema comum na esclerose múltipla. A ansiedade é gerenciada aprendendo a reconhecer e lidar com pensamentos ansiosos. Ansiedade é um sentimento de preocupação ou desconforto. Todo mundo se sente ansioso em algum momento, embora esses sentimentos geralmente durem pouco e não afetem a vida cotidiana. A ansiedade se torna um problema quando começa a afetar sua saúde e seu prazer de viver. 

A ansiedade pode estar frequentemente ligada a sentimentos de estresse, depressão ou humor desanimado. 

Assim como seu bem-estar mental, a ansiedade pode afetar os sintomas físicos. Por exemplo:

  • a fadiga pode ser pior;
  • o sono e apetite podem ser afetados;
  • você pode sentir vontade de ir ao banheiro com mais frequência.

 

O que pode causar ansiedade? 

Viver com EM pode criar sentimentos de perda, incerteza e frustração que, compreensivelmente, podem fazer você se sentir ansioso. As alterações neurológicas que a EM produz no cérebro também podem levar a sentimentos de ansiedade e mau humor.

 

Quantas pessoas têm ansiedade?

Em um estudo realizado pelo UK MS Register, entre um terço e dois terços das pessoas com EM relataram sintomas de ansiedade.

 

O que posso fazer se tiver ansiedade?

Gerenciar a ansiedade envolve aprender a reconhecer os sentimentos e encontrar maneiras de lidar com eles. Você pode descobrir que pode fazer isso por conta própria ou procurar ajuda profissional.

 

Ideias que podem ajudar incluem:

Pensando em suas preocupações

 Sentimentos de ansiedade podem parecer esmagadores e você pode sentir que não sabe por onde começar. Tentar identificar os pensamentos específicos que estão causando sua preocupação pode ser útil. Você também pode aprender a reconhecer pensamentos recorrentes, irracionais ou inúteis e praticar ignorá-los. Você pode manter um diário para registrar coisas que o preocupam. Pode ajudar a resolver problemas maiores que parecem esmagadores em desafios menores e mais gerenciáveis.

 

Aprendendo a viver o agora

É fácil passar a sentir arrependimentos pelo passado de medo pelo futuro, e isso pode prejudicar a maneira como você está vivendo sua vida no momento. Tente se concentrar no que você está fazendo e onde está agora. A atenção plena é uma abordagem que incentiva você a se concentrar no presente e pode ser útil.

 

Tente ser gentil consigo mesmo

A ansiedade pode minar a confiança e fazer você pensar negativamente sobre você e suas habilidades. Lembre-se de suas realizações e boas qualidades. Tente se tratar como se fosse um bom amigo, em vez de se expressar com palavras duras quando se sentir preocupado.

 

Procure se manter ativo

O exercício é bom para o humor e manter a mente e o corpo ativos pode reduzir o tempo gasto pensando em pensamentos negativos. O exercício também produz substâncias químicas cerebrais que levam a sentimentos de bem estar.

 

Procure manter-se social

Estar em contato com outras pessoas pode ser útil de várias maneiras. Estar ciente de problemas e preocupações na vida de outras pessoas pode lhe dar uma perspectiva de sua própria ansiedade. Outras pessoas também podem ter ideias e sugestões sobre como lidar com coisas que o preocupam. Mesmo que as pessoas não possam oferecer soluções, compartilhar uma preocupação e falar sobre como isso faz você se sentir pode ser útil.

 

Como a ansiedade pode ser tratada?

 Às vezes, talvez você precise procurar ajuda profissional para ajudá-lo a lidar com seus pensamentos ansiosos. Um psicólogo, conselheiro ou equipe médica da EM pode ajudar com esses problemas. Eles podem encorajá-lo a desenvolver estratégias de autoajuda, como exercícios de relaxamento, discutir medos ou técnicas de distração.

 

As terapias psicológicas, como terapia cognitivo comportamental (TCC) , terapia de aceitação e compromisso (TCA) e abordagens baseadas na atenção plena podem ajudar a aliviar sua ansiedade. Em alguns casos, a medicação também pode ajudar.

 

Fonte: MS Trust: https://www.mstrust.org.uk/a-z/anxiety

 

Traduzido e adaptado – Redação AME

 

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS