Pesquisadores da Fundação Kessler publicaram uma anealise do julgamento MEMREHAB, o que mostra que a terapia com a técnica de Modificação de Histórico da Memória (MSMT) podem ser afetados pela disfunção cognitiva. Os investigadores analisatam a influência da velocidade de processamento em benefícios do MSMT, um protocolo de intervenção cognitiva – 10 sessões mostraram melhorar a nova aprendizagem e memória em indivíduos com EM. A influência da disfunção cognitiva em benefício da aprendizagem e de reabilitação da memória na EM: A sub-análise do estudo MEMREHAB, foi publicada online em 6 de fevereiro no Multiple Sclerosis Journal. Os autores são John DeLuca, PhD, e Nancy Chiaravalloti, PhD, da Fundação Kessler.
Déficits na velocidade de processamento, que são comuns na EM, foram mostrados como afetando negativamente o funcionamento cognitivo e diário. “Esta evidência suporta a necessidade de investigar a influência da velocidade de processamento no desempenho das intervenções cognitivas”, disse Nancy Chiaravalloti, PhD, diretor de neurociência e neuropsicologia e Traumatic Brain Injury (TBI) Pesquisa da Fundação Kessler. “
O julgamento MEMREHAB incluiu 85 pessoas com EM; 45 receberam a intervenção e 40 controles. Metade apresentaram ter déficits de velocidade de processamento; todos tiveram comprometimento da memória como um critério para a participação no julgamento. Entre os participantes com déficits na velocidade de processamento, a MSMT não foi tão benéfica. Desempenho em SDMT (Digit Symbol Modalidades Test) esteva determinado a ser um indicador para o benefício MSMT.
"A velocidade de processamento pode ser um indicador de declínio cognitivo, que pode ser um fator no benefício reduzido com MSMT”, disse Dr. Chiaravalloti. “Além disso, a aprendizagem e as deficiências de memória podem ter diferentes mecanismos. Em indivíduos com déficits no processamento, prejuízo no aprendizado e memória podem decorrer dificuldades com a memória de trabalho e atenção, assim como uma velocidade de processamento mais lenta. Isso também poderia afetar os resultados sobre a MSMT.”
Kessler Foundation. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.