AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

ENXAQUECA E ESCLEROSE MÚLTIPLA

ENXAQUECA E ESCLEROSE MÚLTIPLA

Vários estudos têm encontrado um aumento da incidência de enxaquecas entre as pessoas com EM, sugerindo que pode haver uma ligação entre as duas condições. As pessoas com EM também têm uma incidência aumentada de dores de cabeça, embora a investigação tenha encontrado um intervalo de 4% a 58% de. Pacientes de EM com enxaquecas também podem experimentar mais sintomas clínicos ao longo da doença do que aqueles que não têm enxaquecas. No entanto, os pesquisadores ainda têm de encontrar um fator comum entre EM e enxaquecas. Enxaquecas são bastante comuns, ocorrendo em aproximadamente 40 milhões de americanos. Algumas dessas pessoas também têm EM e alguns médicos sugerem que os dois diagnósticos podem acontecer com a mesma pessoa.

O que é uma enxaqueca?
Enxaquecas são mais do que apenas uma dor de cabeça. Enxaqueca é caracterizada por dor de cabeça severa, geralmente experimentado em um lado da cabeça (embora possam estar em ambos os lados ao mesmo tempo). Elas geralmente duram mais de quatro horas se não tratadas e pioram com a atividade. Enxaquecas também são muitas vezes acompanhadas por náuseas e extrema sensibilidade à luz e som. Algumas pessoas têm sinais de alerta antes de uma enxaqueca na forma de sintomas visuais, chamados auras.

Tratamento de EM e enxaquecas
Vários medicamentos usados ​​para tratar a EM têm demonstrado exacerbar dores de cabeça, e as enxaquecas podem ser desencadeadas por tratamentos modificadores da doença, como os interferons beta e Gilenya® (fingolimod). Pessoas sem história prévia de enxaquecas que tomam tratamentos modificadores da doença para a sua EM podem desenvolver dores de cabeça como um possível efeito colateral do tratamento, mas estas geralmente melhoram com o passar do tempo à medida que o corpo se acostuma com o tratamento. Para as pessoas que têm uma história de enxaquecas, os tratamentos podem ser um gatilho, assim como eles podem experimentar disparadores como certos alimentos, mudanças no clima, ou flutuações hormonais (como a menstruação) .

Enxaqueca X lesões no nervo óptico
Algumas pessoas com EM podem desenvolver lesões em seu nervo óptico, que transmite sinais do olho para o cérebro. Isso é chamado neurite óptica (inflamação do nervo óptico), resultando em dor ocular, bem como leve a severa perda de visão e visão de cor prejudicada. Pacientes que também experimentaram dor ocular devido a enxaquecas pode confundir a causa desta dor em particular. A neurite óptica é o sintoma de apresentação em 20% dos pacientes com EM, embora possa ocorrer sem EM também.

Lesões de EM podem causar enxaquecas
Na EM, os nervos são atacados pelo sistema imunológico, causando danos à bainha protetora de mielina externa (desmielinização). Os três locais mais comuns para a desmielinização observada na EM são o tronco encefálico, a medula espinhal e o nervo óptico. Acredita-se que as enxaquecas sejam desencadeadas no tronco encefálico, e as lesões de EM nessa área podem causar enxaquecas.

Enxaqueca como um sinal de recaída/surto de EM
Enxaqueca com aura e dor aguda pode ser um sinal de uma recaída de EM e os pacientes que sofrem de enxaqueca devem ser avaliados para que o tratamento adequado possa ser dado. Pacientes que experimentam enxaqueca muitas vezes experimentam um aumento de enxaquecas durante surtos de EM. No entanto, os pacientes com uma história de enxaquecas também podem experimentá-los separados de surtos de EM. A avaliação adequada por um neurologista é necessária para determinar a causa e orientar o tratamento.

Obter ajuda para enxaquecas com EM
Pessoas com EM que têm enxaquecas devem conversar com seu neurologista sobre isso. A pesquisa mostrou que alguns médicos não costumam rotineiramente perguntar sobre enxaquecas, e os pacientes devem falar sobre enxaquecas para garantir a atenção que merecem. O tratamento adequado pode reduzir a frequência ou gravidade das enxaquecas, o que pode levar a uma melhor qualidade de vida, e em alguns pacientes, o tratamento eficaz para enxaquecas significa a capacidade de permanecer ativo.

Leia a matéria original em Multiplesclerosis.net

Traduzido por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: MultipleSclerosis.net

ame

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS