AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Como reconhecer um pseudo surto de EM

Como reconhecer um pseudo surto de EM

Os sintomas da EM – fraqueza muscular, formigamento, espasmos musculares ou dificuldades de visão – de repente aparecem novamente: mas é uma recaída ou uma pseudo exacerbação?

A pseudo exacerbação parece uma condição falsa ou inventada, mas os sintomas são muito reais. As pseudo exacerbações da EM são um surto de sintomas que foram experimentados antes, e geralmente duram apenas cerca de 24 horas.

Ao contrário de uma recaída, as pseudo exacerbações não são um agravamento da doença e não estão relacionadas com uma nova inflamação no sistema nervoso central.

Na maioria das pessoas com EM, as pseudo exacerbações são desencadeadas pelo calor, como febre, banho quente, exercício ou ao passar muito tempo ao sol. Aumentos na temperatura do corpo, mesmo pequenos, quanto meio grau afetam o sistema nervoso, fazendo com que ele não funcione de maneira tão eficiente e evocando sintomas de uma inflamação antiga. Os sintomas de uma pseudo exacerbação desaparecem quando a temperatura corporal retorna ao normal.

Recaídas são sintomas novos ou agravados que duram mais de 24 horas. As recidivas também são caracterizadas pelo período de tempo – elas não ocorrem dentro de 30 dias de uma recaída anterior. Além disso, os sintomas de uma recaída não podem ser explicados por qualquer outra causa. Em contraste, os sintomas experimentados durante uma pseudo exacerbação podem ser explicados pela exposição ao calor ou a uma infecção no corpo.

 

O que pode causar uma pseudo exacerbação?

Causas comuns de pseudo exacerbações incluem:

– Febre devido a uma infecção do trato urinário ou infecção sinusal;

– Gastar uma quantidade excessiva de tempo ao sol, como na praia ou no quintal;

– Exercício vigoroso, especialmente combinado com o clima quente;

– Tomar um banho quente ou passar um tempo em uma banheira de hidromassagem;

– Algumas mulheres sentem que as alterações hormonais, como as que ocorrem durante o ciclo menstrual, podem desencadear uma pseudo exacerbação. Raramente, as pessoas com esclerose múltipla são sensíveis ao frio e, para elas, um clima muito frio pode causar um surto com sintomas.

 

Quando ocorre uma pseudo exaceração, o que você deve fazer?

Se você tiver um surto de sintomas, tome medidas imediatas para cuidar de si mesmo, ficando o mais seguro e confortável possível.

Se você tiver superaquecido, mude para um ambiente mais frio, como sair do sol e entrar em uma sala com ar condicionado. Beba água fresca e tente acalmar a mente e o corpo com algumas respirações lentas e profundas. Com pseudo exacerbações, os sintomas desaparecem em 24 horas.

Se os seus sintomas durarem mais de 24 horas, contate o seu médico. Dependendo de sua saúde geral, seus sintomas e quanto tempo duraram, seu médico pode prescrever corticosteróides.

 

Como as pseudoexacerbações podem ser evitadas?

Embora nem todas as pseudo exacerbações possam ser evitadas, existem várias práticas de estilo de vida que podem reduzir a chance de obter uma, incluindo:

– Evite esforço excessivo, como exercício extenuante ou trabalho no quintal, particularmente durante os dias quentes;

– Limite a exposição a ambientes quentes, como saunas, banheiras de hidromassagem ou ao ar livre durante a parte mais quente do dia;

– Pratique uma boa higiene (como lavar frequentemente as mãos) e evite que outras pessoas estejam doentes para reduzir o risco de desenvolver uma infecção.

 

Fonte: MultipleSclerosis.net https://multiplesclerosis.net/living-with-ms/relapse-or-pseudoexacerbation/

Tradução e adaptação: Redação AME

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS