Funções das Vitaminas do Complexo B na Saúde Cerebral

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

As vitaminas do complexo B possuem efeitos na função cerebral. Apresento abaixo algumas dessas vitaminas, bem como suas funções no nosso organismo.
A B1: desempenha um papel neuromodulador no sistema neurotransmissor de acetilcolina e contribui para a estrutura e função das membranas celulares, incluindo neurônios e neuroglias.
A B2: é derivada em duas coenzimas de flavoproteínas FMN e FAD, que atua em processos enzimáticos e também são cofatores no metabolismo de ácidos graxos essenciais.
A B3: é conhecida pelos nucleotídeos que são derivados dela, como o NAD e NADP, eles são envolvidos em aspectos da função das células periféricas e cerebrais. E também atuam na produção de energia, incluindo reações oxidativas, proteção antioxidante.
A B5: é um substrato para a síntese da coenzima A (CoA). Além de seu papel no metabolismo oxidativo, a CoA contribui para a estrutura e função das células cerebrais por meio de seu envolvimento na síntese de colesterol, aminoácidos, fosfolipídios e ácidos graxos.
A B6: tem papel no metabolismo de aminoácidos, que a torna um cofator na síntese de neurotransmissores como dopamina, serotonina, γ-aminobutírico ácido (GABA), noradrenalina e o hormônio melatonina
A B7: O cérebro é particularmente sensível à entrega e metabolismo da glicose. A biotina desempenha um papel fundamental no metabolismo da glicose e na produção de ácidos graxos. Na EM aumenta a produção de energia promovendo a mielinização.
A B9: está relacionada com a B12, pois ambas fazem parte de processos enzimáticos no DNA.
A B12: é muito importante para o sistema nervoso, especialmente na EM. Isso porque a B12 desempenha um papel na síntese da mielina e efeitos imunomodulatórios, por sua ação antioxidante. Além disso, a vitamina B12 participa do metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos.

Todas essas vitaminas são importantes para a função cerebral e assim para a EM. Nos alimentos elas são encontradas em cereais (especialmente grãos integrais), vegetais folhosos e legumes verdes escuros, peixes e ovos.
E você já conhecia a função do complexo B no nosso organismo?

Explore mais

presente inesperado
blog

Presente inesperado

E lá se vão 14 anos… A vida me presenteou com o diagnóstico da  Esclerose Múltipla e o presente, a princípio, era grande e pesado.

Conexão
blog

Conexão que transforma

O momento que recebi o diagnóstico de Esclerose Múltipla foi um divisor de águas na minha vida. Esse foi um ponto de virada de chave.