AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Vivendo melhor com Esclerose Múltipla

Vivendo melhor com Esclerose Múltipla

Se você tem esclerose múltipla (EM), então você sabe como os sintomas podem tornar a vida estressante e difícil. Gerenciar os sintomas é fundamental para viver com EM e exercícios regulares e uma dieta rica em vitaminas essenciais são recomendados para prevenir surtos e recaídas. Viver de forma saudável pode ajudá-lo a tirar o máximo de proveito das suas atividades diárias, e as dicas a seguir irão ajudá-lo a viver melhor com a EM.

Sempre tenha uma visão otimista

Só porque a EM é uma doença degenerativa não significa que seu estilo de vida seja limitado. Tire um tempo para aceitar as mudanças que a doença está causando em sua vida, mas não se entregue a elas. Desenvolver novas formas de fazer as tarefas diárias, pesquisando sobre a doença e falando com aqueles que também sofrem sintomas semelhantes é um bom caminho. Conversar com as pessoas sobre seus medos e frustrações é uma ótima maneira de encontrar forças neles e enxergar com otimismo a sua situação. Use diversão e amigos para manter o seu humor e assim continuar a envolver-se em atividades que lhe tragam mais felicidade.

Adotar uma dieta saudável

Uma maneira fácil de gerenciar seus sintomas e sua vida é manter uma dieta rica em ômega-3, cálcio e vitaminas como a B12. Dietas saudáveis ​​que reduzem a quantidade de açúcares e cafeína que você consome podem te ajudar muito a manter os sintomas sob controle e viver a vida que você quer levar. Frutas coloridas e vegetais como morangos e bananas são deliciosos e ricos em vitamina B. Pequenos cuidados como estes irão mantê-lo energizado para realizar suas atividades diárias.

Controlar o seu tempo e energia, e planejar momentos de descanso

Seu nível de energia é algo em que você deve constantemente ficar de olho se você tem EM. Re-organizar a sua casa para ser mais confortável é uma boa dica, afinal, pequenos detalhes como manter os abridores na cozinha podem te poupar algum esforço. Não tenha medo de pedir ajuda, e mantenha os números de telefone de amigos e família por perto para que você possa pedir ajuda se necessário. Se você está cansado, considere agendar cochilos de energia ao longo do dia. Tirar periodicamente cochilos curtos vai te ajudar a se manter alerta e focado, permitindo que você aproveite ao máximo o seu dia.

Entenda seus direitos médicos

Com as leis de saúde mudando todo o país, é importante ficar ciente de seus direitos médicos e pagamentos. Com o seu provedor atual de saúde, discuta seus sintomas e descubra a que você tem direito. Muitas pessoas não entendem o que é a EM e podem até desconfiar dos seus sintomas, por isso certifique-se de que os profissionais de saúde ao seu redor estejam aptos a te ajudar, não hesite em fazer perguntas e observações sobre os cuidados de saúde, e procure ajuda se você não estiver satisfeito com o que está sendo oferecido. Lembre-se, existem organizações focadas em ajudar as pessoas que vivem com EM, e há muitas bolsas e programas disponíveis também dedicadas à causa.

Não condene a si mesmo

Perceba que há muitas coisas que estão fora de seu controle, e que esta doença e seus sintomas são alguns deles. Pratique técnicas de relaxamento, como a meditação, e mantenha seus passatempos favoritos. Atividades que você ama podem ajudar a se distrair durante os momentos difíceis e os surtos. Manter visitas regulares com amigos, familiares e grupos de apoio podem ajudar a manter o seu humor em dia. A energia positiva só gera mais energia positiva, então cercar-se de pessoas que estejam dispostas a te motivar e apoiar é, sem dúvida, muito importante para manter um estilo de vida mais saudável possível.

Manter um estilo de vida saudável e contar com as pessoas ao seu redor é importante para viver melhor com a EM. Ter o apoio dos amigos, da família, de grupos de apoio e fisioterapeutas é uma ótima maneira de descobrir formas para se manter um passo à frente dos sintomas. Eles podem lhe dar dicas sobre  cuidados e dieta, fazer você rir com piadas familiares e ajudá-lo a compreender melhor os seus direitos médicos. Lembre-se sempre de descansar, relaxar e pensar positivamente. Essas são as maneiras mais saudáveis ​​de controlar a EM.

 

Living with MS. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *