Suplementos, vitaminas e ervas para EM

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Os pacientes que lidam com a EM devem ter cuidado ao escolher quais suplementos alimentares tomar. Um fator importante que você deve considerar ao escolher suplementos para ajudar a gerir os seus sintomas da EM é o potencial efeito do suplemento sobre o sistema imunológico. É imperativo que você consulte seu médico sobre suas necessidades específicas antes de tomar qualquer vitamina, erva, ou suplemento alimentar para ajudar você a lidar com a EM.

De acordo com a Sociedade Nacional de EM, vitaminas que podem ajudar pessoas com EM são as vitaminas B6, B12 e D. As vitaminas B6 e B12 são ditas para ajudar a aumentar os níveis de energia e combater a fadiga. A vitamina B6, em particular, tem sido demonstrado que afeta a inflamação crônica, como baixos níveis B6 pode ser ligada à inflamação. No entanto, tenha cuidado com a quantidade de B6 que você vai ingerir, como altos níveis dessa vitamina podem causar dor e formigamento muito semelhantes aos sintomas associados à EM.

Também houveram estudos feitos sobre a vitamina B12, com estudos recentes que mostram que a EM está ocasionalmente associada a uma deficiência de vitamina B12. Além disso, a vitamina B12 é usada para melhorar sua memória e aumentar a sua saúde geral do cérebro.

Para aqueles que não gostam de tomar vitaminas em forma de comprimido, alguns alimentos comuns ricos em vitamina B6: pistache, peixes como atum e salmão, banana, abacate e espinafre. Alimentos com vitamina B12 incluem: mariscos, peru, laticínios de baixo teor de gordura e ovos.

Ervas que acredita-se serem úteis para pessoas com MS são Gingko biloba e hipericão (uma erva utilizada há milhares de anos). Gingko biloba é uma outra erva que é utilizada para ajudar pacientes com esclerose múltipla a melhorar a sua memória e função mental. Hipericão tem sido comprovada para o tratamento de depressão leve a moderada e tem menos efeitos colaterais do que outros antidepressivos prescritos.

Coenzyme Q10 é um antioxidante necessário para a função celular básica, com alguns estudos mostrando que melhora os níveis de energia. Um suplemento dietético, em especial, vale a pena mencionar é MitoQ. Este suplemento apoia a saúde do órgão, e alguns usuários ainda relatam MitoQ experimentando um aumento significativo na energia total.

Embora tenha havido estudos que fazem alusão a essas vitaminas, ervas e suplementos que ajudam a reduzir os sintomas da esclerose múltipla, não há dados concretos absolutos. Portanto, consulte seu médico antes de tomar qualquer coisa estranha, como tratamentos de pacientes com esclerose múltipla afeta de forma diferente e que pode representar um risco para o seu sistema imunológico ou interagir mal com quaisquer medicamentos de prescrição que você está tomando.

Além disso, apesar de sabermos que suplementos dietéticos não devem ser utilizados no lugar de uma dieta adequada, eles podem ser benéficos quando usados para complementar um estilo de vida saudável. Portanto, se você estiver interessado em alguns desses tratamentos alternativos, converse com seu médico e outros pacientes com esclerose múltipla antes de tomar sua decisão.

 

MS Living Symptom Free. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

Explore mais

Ativismo e Direitos

Tudo o que você precisa saber sobre a Carteirinha da AME

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica, autoimune, desmielinizante, inflamatória, que afeta o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal). A maioria dos sintomas da EM são invisíveis, como o embaçamento da visão, formigamentos e perda da sensibilidade em determinada região do corpo, alterações urinárias e a fadiga – o sintoma mais comum da doença.

Além da dificuldade em lidar com sintomas que as pessoas ao redor não enxergam, há ainda o agravante de que 80% dos brasileiros não conhecem a Esclerose Múltipla. O que traz ainda mais desafios para o dia a dia da pessoa diagnosticada, que enquanto convive com a condição, precisa combater o preconceito e a desinformação, além de lutar para ter os seus direitos garantidos.
Pensando nisso, criamos a Carteirinha AME – um documento de identificação para que a pessoa com EM consiga comprovar em diversos estabelecimentos que possui Esclerose Múltipla e garantir os seus direitos.

Ativismo e Direitos

Aposentadoria por incapacidade na Esclerose Múltipla

Podem surgir algumas dúvidas quando o assunto é aposentadoria por invalidez para pessoas que convivem com Esclerose Múltipla (EM). Afinal, existem diferentes critérios e carências