Sobre incontinência urinária na Esclerose Múltipla

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A Esclerose Múltipla causa danos nos nervos, o que pode afetar no controle da bexiga e na incontinência urinária. Quais são as coisas que nos fazem correr? Algumas delas com certeza são: cuidar de uma criança, pegar um ônibus… e ter uma bexiga hiperativa! É possível que você também sinta uma necessidade repentina de urinar e aí você terá 2 segundos para chegar ao banheiro.

Chegando ao banheiro
  • Quando você chega ao banheiro pronto para liberar, o fluxo não começa ou demora uma eternidade para fazê-lo. (Hesitação)

“O que a uretra disse para a bexiga? Leve tudo com você e não deixe nada para trás!”

  • Você se sente bem o suficiente para o fluxo começar, mas não elimina totalmente e tem ‘restos’ que você tenta desesperadamente persuadir, mas ‘ele’ teimosamente resiste. (Retenção)

“O que é pior do que uma torneira pingando? Uma bexiga com vazamento!”

  • Você tenta ao máximo chegar ao banheiro a tempo, mas não consegue parar o ‘drible’.

O impacto da Esclerose Múltipla no controle da bexiga

‘Você’ poderia ser eu… e outros como eu. Eu/nós temos EM. Um dos sintomas da referida condição é a perda do controle da bexiga. Esses cenários de problemas de bexiga – frequência, hesitação, retenção e vazamento – são exemplos do que eu experimento. A EM causa danos nos nervos, o que pode afetar a transferência bem-sucedida de sinais em partes do sistema nervoso central que controlam a bexiga (National Multiple Sclerosis Society).

Se não forem tratados, os problemas da bexiga podem causar alguns problemas difíceis, incluindo infecções do trato urinário (ITU) ou cálculos renais que podem ser muito dolorosos. Os sinais de infecções do trato urinário podem variar, desde dores nas costas ou nas laterais até ardor ao urinar, entre outros sintomas potenciais. Problemas de bexiga não tratados também podem piorar os sintomas de EM existentes, como a fraqueza (National Multiple Sclerosis Society; Urinary tract infection).

Problemas de bexiga estão em minha mente

Outro aspecto das consequências da incontinência urinária é que ela pode impactar negativamente na vida social. O constrangimento e a frustração dos problemas da bexiga podem ser os culpados por você querer se abster de interagir socialmente. Você pode limitar passeios, eventos de que normalmente gosta, interações com pessoas e coisas assim. Infelizmente, isso pode afetar sua qualidade de vida, porque você pode se sentir insatisfeito ou desconectado.

Pessoalmente, quando surge a oportunidade de sair com meus amigos – o que eu ainda amo fazer – meus problemas de bexiga pesam muito sobre mim e são uma preocupação definitivamente em primeiro plano na minha mente. Minhas saídas são poucas e espaçadas e não muito longas, mas é sempre uma vantagem ter o que chamo de “boa sessão de urinar” antes de sair. Ao fazer isso, provavelmente terei a conveniência de não ter que sair e ficar livre da frustração e constrangimento de não ter nenhum “acidente”.

Esta sou eu sendo transparente. As piadas acima? Apenas um pouco de humor cafona para aderir ao velho ditado “rir para não chorar”, porque essa condição pode ser controlada, mas realmente não é motivo de riso.

Referências
Leia mais no site da AME

Tradução e adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: Multiple Sclerosis .Net

Escrito por Dianne Scott, em abril de 2023

Explore mais