AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Reconhecer emoções: o que acontece quando este processo falha?

Reconhecer emoções: o que acontece quando este processo falha?

Reconhecer as emoções que outras pessoas estão sentindo é crucial para o estabelecimento de relações interpessoais satisfatórias. Para isso, olhamos para (entre outras coisas) expressões faciais e posturas corporais. Infelizmente, em alguns distúrbios neurológicos essa capacidade é fortemente prejudicada. Isso acontece, por exemplo, na esclerose múltipla onde evidências científicas mostram que as pessoas afetadas pela doença, muitas vezes têm dificuldade em reconhecer expressões que comunicam emoções.

Um novo estudo demonstra que a mesma dificuldade também pode ser encontrada em emoções transmitidas pela postura. Além disso, o estudo mostra que essa dificuldade em reconhecer emoções de outras pessoas não está relacionada à dificuldade de identificar emoções deles próprios, um distúrbio conhecido como alexitimia, que pode estar presente em pacientes com esclerose múltipla.

"A descoberta sobre a postura é nova, e, embora este sintoma seja menos falado  do que a incapacidade de ler expressões faciais, não deixa de ser importante", explica Marilena Aiello, pesquisadora do SISSA. "Estudos sobre a identificação de expressões em doenças neurológicas como a esclerose múltipla são importantes. Neste tipo de doença a relação entre os pacientes e aqueles que estão a sua volta é fundamental para garantir ao paciente a melhor qualidade de vida. É, portanto, vital identificarmos os fatores que podem influenciar e melhorar este relacionamento. "

Além de Aiello, outros pesquisadores do SISSA participaram do estudo, publicado no Jornal da Sociedade Internacional de Neuropsicologia, dentre eles Cinzia Cecchetto (primeiro autor) e Raffaella Rumiati, neurocientista do SISSA que coordenou o projeto de pesquisa.
 

 

Fonte: Sissa Medialab. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *