AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Programas de atendimento a pacientes de Esclerose Múltipla

Programas de atendimento a pacientes de Esclerose Múltipla

19 de abril de 2018

Conviver com a Esclerose Múltipla é uma tarefa complexa. Além de todas as sequelas que a doença pode causar e os impactos na qualidade de vida do paciente e de sua família, o acesso a medicamentos ainda é um desafio, especialmente no Brasil.

Outra dificuldade é a quantidade de informações erradas publicadas na internet, disseminadas sem critérios nas redes sociais e que causam ainda mais problemas. Dessa forma, manter o tratamento em ordem é somente um dos vários desafios para quem tem EM.

Por isso, algumas empresas do setor farmacêutico investem em programas de atendimento aos pacientes, para ensinar sobre o uso correto do medicamento, dar suporte a possíveis dúvidas e problemas de manuseio, fornecer material para armazenamento e transporte, além de material impresso sobre a doença e o tratamento.

A AME falou com Bayer, Biogen, Merck, Novartis, Roche, Sanofi e Teva para saber o que cada uma dessas companhias oferece e reunir todas as informações atualizadas sobre seus programas.

BAYER – Na Bayer existe o Betaplus™, serviço de apoio personalizado que atende aos usuários do Betaferon (betainterferona 1b) e fornece informações sobre o medicamento e o tratamento, além de materiais de apoio para o transporte e a utilização do remédio. O paciente deve ligar no 0800-702- 0605 para obter o código de cadastro e ter acesso aos serviços do Betaplus™.

O programa foi criado em 1997. É exclusivo e gratuito a pacientes, familiares e médicos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45, com atendimento domiciliar realizado por profissionais da saúde, informações gerais sobre o preparo e aplicação do medicamento.

Além disso, oferece treinamento cognitivo online (CogniFit): https://www.esclarecimentomultiplo.com.br/pt/login.php?ref=/pt/conteudo- exclusivo/betaplus/cognifit/index.php

Há também o aplicativo disponível da Apple Store, o iBETAplus (https://itunes.apple.com/br/app/ibetaplus-br/id623276629?mt=8), com suporte extra para aplicações de Betaferon (betainterferona 1b), que ajuda a lembrar quando e onde aplicar o remédio e também a manter uma agenda que o paciente poderá compartilhar com o seu médico.

BIOGEN – A empresa oferece, desde 2008, o Programa BIA (www.programabia.com.br), com suporte a pacientes que usam Avonex, Tysabri, Fampyra e Tecfidera, seus familiares e cuidadores. Uma equipe com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas esclarece dúvidas sobre o tratamento de forma individualizada.

Para participar é necessário ter prescrição médica de medicamentos da Biogen e autorizar a participação. A central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800-242- 0000.

MERCK – A empresa mantém o PAP (Programa de Atendimento Personalizado), que pode acessado em todo o País por meio do telefone 0800- 888-1414, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Todo paciente de EM com prescrição de medicamento da Merck cadastrado no programa é acompanhado pela equipe.

O programa tem profissionais de saúde capacitados para o atendimento à pessoa com EM e ao cuidador, orientação de uso da medicação, do aplicador e aplicação manual; manejo de eventos adversos, além de suporte ao paciente e cuidador na compreensão da importância do tratamento, enfermeiras em domicílio também com atendimento online ou por telefone.

Fornece ainda materiais gratuitos para o paciente trabalhados de acordo com sua necessidade de suporte, entregues nas visitas das enfermeiras ou pelos correios, como bolsa térmica, placas de gelo, caixas de perfurocortante (coletor), diário de tratamento, auto aplicador e materiais informativos.

NOVARTIS – O programa Juntos & Livres, da Novartis (portal.novartis.com.br/programa-juntos- e-livres), auxilia pacientes na convivência com a doença, na busca por mais qualidade de vida e na gestão adequada do tratamento.

O paciente deve fazer um cadastro pelo telefone 0800-016- 9500.

Oferece informações e apoio a familiares, cuidadores e amigos; e-mails diários ou mensagens com lembretes sobre a medicação, além de orientação sobre exames, procedimentos, agenda e acompanhamento do tratamento.

ROCHE – A companhia mantém um serviço gratuito de informações pelo telefone 0800-772- 0289. A empresa informou à AME que trabalha atualmente no desenvolvimento de um projeto com orientações para pacientes de Esclerose Múltipla e seus cuidadores. E, em breve, vai lançar uma plataforma para a classe médica.

SANOFI – Na Sanofi, quem toma teriflunomida e alentuzumabe pode participar do Programa Viva, plataforma unificada de serviços. O paciente faz cadastro pelo telefone 0800-208- 0808 ou no www.programaviva.com.br.

O projeto oferece infusão e exames de acompanhamento. Todos os inscritos recebem kit com uma guia de cuidados e dicas de saúde, além de assistência psicológica, atendimento nutricional e serviço social.

TEVA – O Programa de Suporte a Pacientes TevaCuidar (www.tevacuidar.com) atende exclusivamente, desde 2004, pacientes com EM que receberam prescrição para o uso do Acetato de Glatirâmer, imunomodulador produzido e comercializado pela empresa.

Esse atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pelo website do programa, pelo telefone 0800-772- 2660 ou no tevacuidar@tevabrasil.com.br.

O programa fornece informações, visitas em domicílio, atendimento por videoconferência e kit com materiais de apoio ao tratamento. A equipe é composta por profissionais de saúde, como enfermeiras e farmacêuticas.

Luiz Alexandre Souza Ventura

luiz.ventura@amigosmultiplos.org.br

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS