Por dentro do CNS: Abril

Imagem com fundo cinza, à esquerda, o mapa do brasil pontilhado em tons amarelos e azuis. No canto inferior, à esquerda, em letras azuis "Por dentro do CNS", uma faixa amarela larga por trás das siglas "CNS" se prolonga até o canto inferior direito, onde tem escrito, de azul "ABR."

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Em abril tivemos diferentes atividades dentro do CNS – Conselho Nacional de Saúde, entre elas, representamos o conselho na Audiência Pública sobre VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. A audiência, realizada pela Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara, contou com a participação de parlamentares, representantes da sociedade civil e do Governo Federal.

Enquanto conselho, destacamos as recomendações 019/2020, 031/2020 e 073/2020 do CNS e o amparo legal, através da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – que possui status constitucional -, que reconhece pessoas com deficiência como grupo prioritário. Além disso, destacamos que o Ministério da Saúde não apresentou protocolo de atendimento à Pessoas com Deficiência em possíveis internações, como garantia do direito ao acompanhante e orientação para não discriminação em razão de deficiência.

Destacamos também a ausência de identificação de deficiência nas notificações de casos por coronavírus e ressaltamos a urgência da regulamentação do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBR-M) – modelo único de avaliação baseado em critério biopsicossocial – para garantia de dados fidedignos relacionados às pessoas com deficiência no Brasil.

Para acompanhar o resumo dos pontos trazidos durante a audiência, você pode acessar a matéria do CNS aqui.

Ao decorrer do mês, participamos também de reuniões da Comissão de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CIASPD), da Comissão de Saúde da Mulher (CISMu) e do Encontro da Mesa Diretora com as Coordenações das CNS.

A reunião da CIASPD, realizada dia 16/04, contou com a apresentação da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde sobre o balanço da execução orçamentária e metas realizadas durante o ano de 2020 e as ações planejadas para 2021. Através da apresentação foi possível ter detalhes sobre ações da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, sobretudo a distribuição dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e o deslocamento de orçamento de políticas à saúde da pessoa com deficiência para gastos gerados a partir da COVID-19. 

A Comissão de Saúde da Mulher (CISMu) se encontrou no dia 28/04 para debater a portaria SCTIE/MS nº 13 de 19/04/2021, que trata do implante subdérmico de etonogestrel em mulheres em situação de vulnerabilidade. Enquanto comissão, somos favoráveis à ampliação de métodos contraceptivos às mulheres,  no entanto, entendemos que  o acesso não deve ser restrito ao contraceptivo, mas sim envolver demais políticas que possam garantir e efetivar o direito sexual e reprodutivo de todas as mulheres, em especial às que se refere a portaria. Entendemos que não cabe ao governo decidir que mulher pode ou não engravidar, mas sim cabe a ele oferecer subsídios para que elas possam ter acesso a sua saúde sexual e ao planejamento reprodutivo.

Como encaminhamento desta reunião, construiremos recomendação ao Ministério da Saúde, para que revogue a portaria, e ao legislativo, para que aprove o PDL 176/2021 que susta a Portaria nº 13/2021. 

Para encerrar nossas ações do mês, participamos também do Encontro da Mesa Diretora com as Coordenações das Comissões do CNS, realizado em 29/04. O encontro contou com a apresentação da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN) sobre a 2ª edição do Plano Nacional de Saúde (PNS) e da Programação Anual de Saúde (PAS).

 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a importância da participação social? Acesse nosso e-book Participação Social!

Ficou com dúvida ou tem sugestões? Mande um e-mail para vitoria@amigosmultiplos.org.br, afinal, essa representação é nossa.

Nos encontramos novamente em maio!

AbraSUS!

 

Sobre o Por dentro do CNS:

Desde 2018, com o seu apoio, ocupamos uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde. Para você ficar por dentro do trabalho realizado (e que realizamos) nessa importante instância de controle social, criamos o Por dentro do CNS. Esse espaço conta com 02 publicações mensais: uma sobre as Comissões Intersetoriais – espaços consultivos fundamentais para a continuidade e acúmulo de discussões dentro do conselho – e essa, sobre nossas principais ações do mês no CNS.

Explore mais

Vida Social

Você já baixou nossos Ebooks?

Como parte do compromisso da AME em trazer conteúdos de qualidade, cheios de informação para o público que vive com Esclerose Múltipla, publicamos uma variedade