Por dentro do CNS: Março

Imagem com fundo cinza, à esquerda, o mapa do brasil pontilhado em tons amarelos e azuis. No canto inferior, à esquerda, em letras azuis "Por dentro do CNS", uma faixa amarela larga por trás das siglas "CNS" se prolonga até o canto inferior direito, onde tem escrito, de azul "MAR.""

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Sou a Vitória da AME e CDD e, a partir desse mês, vou trazer um pouco do que estamos fazendo no Conselho Nacional de Saúde, onde, com o apoio de vocês, atuo como conselheira nacional de saúde representando a AME/ABEM.

Nesse mês de março, completou-se 01 ano em que, em decorrência da pandemia, as reuniões presenciais de plenário e de comissões do Conselho Nacional de Saúde foram suspensas. A decisão foi ao encontro da responsabilidade sanitária e política do CNS, com as quais também concordamos. Mas saiba que, mesmo sem os encontros presenciais, o CNS não parou. Caso queira saber o que fizemos no conselho em 2020, confira o balanço das nossas ações de 2019 e 2020

Agora, em março de 2021, participamos de duas reuniões da Comissão de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CIASPD), onde levantamos nossos temas prioritários e construímos o plano de ação para esse ano, e uma reunião da Comissão de Saúde da Mulher (CISMu), onde pensamos sobre ações do conselho para o 8 de março e também sobre o planejamento da comissão para 2021. 

À respeito do 8M, participamos da live “Diversidade e combate às violências contra as mulheres: agravamento em tempos de pandemia”, realizada pelo CNS. Caso queira conferir, ela está disponível aqui.

Ainda sobre saúde da mulher, aconselhamos que você se informe se há CISMu no seu conselho municipal ou estadual de saúde. Caso não haja, a CISMu organizou uma cartilha com o passo a passo para a sua abertura. Confira e mãos à obra: CARTILHA CISMU 

Além dessas ações internas do CNS, acompanhamos também o ato “O Brasil não pode se calar! Ato pela saúde, pela vida e pela democracia!”, organizado pela Frente Pela Vida – frente que tem o CNS e a AME/CDD como integrantes.

Outra reunião que participamos foi a do Fórum de Usuários (FORSUS), onde discutimos ações para a “Semana da Saúde”, que terá como foco vacina para todas/os e auxílio emergencial já. O FORSUS, que conta com a participação de todos do segmento de usuários, é o principal local de articulação para defesa/discussão/definição das demandas que serão encaminhadas ao Plenário e permite que todos tenham poder de voz e voto, incluindo conselheiras e conselheiros suplentes.

Para encerrar nossas ações do mês, acompanhamos a 67ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde, que ocorreu em formato virtual e está disponível e pode ser acessada aqui.

O mês foi cheio de atividades e será muito bom saber o que você achou sobre elas!

Ficou com dúvida ou tem sugestões? Mande e-mail para vitoria@amigosmultiplos.org.br, afinal #JuntasSomosMaisFortes 

Em abril volto com mais informações! 

E lembre-se: se puder, #FiqueEmCasa

AbraSUS

Explore mais