AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

O que é a dieta Paleo e como ela pode ajudar as pessoas com EM?

O que é a dieta Paleo e como ela pode ajudar as pessoas com EM?

Pacientes com esclerose múltipla podem experimentar sintomas digestivos desconfortáveis ​​que podem interromper as atividades diárias e os estilos de vida normais. A dieta Paleo, também conhecida como dieta Paleolítica, pode ajudar as pessoas com EM, removendo trigo e leite de suas dietas e amenizando os sintomas digestivos desconfortáveis.
Existem muitos outros benefícios atribuidos à dieta Paleo, e compreender a dieta é o primeiro passo para tirar proveito de seus benefícios para a saúde. Entenda o que a dieta Paleo é e como ela pode ajudar as pessoas com esclerose múltipla.
O que é a dieta Paleo?
A Dieta do Paleolítico (ou Paleo) é inspirada nos nossos ancestrais, homens das cavernas que viveram há mais de 2 milhões de anos atrás, durante o período Paleolítico. Antes da agricultura ter sido inventada e os animais domesticados, a raça humana evoluiu como caçadores-coletores, sobrevivendo com carnes magras, nozes, frutas e legumes. Hoje, isso se traduz em uma dieta que elimina glúten, laticínios e trigo e os substitui por frutas frescas e vegetais.
Em particular, vegetais verdes como couve, repolho e alface frondosa são muito populares na dieta Paleo. Quando se trata desta dieta, você terá que ficar longe de gorduras trans e alimentos processados. Em vez disso, procure gorduras saudáveis ​​e ômega-3 em peixes frescos, como salmão ou bacalhau, e aprecie os cortes magros de carnes e frango para obter proteína.
Quem pode se beneficiar de uma dieta Paleo?
Enquanto a dieta Paleo pode começar pessoas em seu caminho para uma transformação saudável, os benefícios da dieta podem afetar as pessoas de diferentes maneiras. É comum notar que reduza acne e alergias e seja predominantemente utilizada por aqueles com doença celíaca ou outras alergias ao trigo. Se você é intolerante à lactose, a dieta Paleo pode ajudá-lo também, uma vez que proíbe produtos lácteos.
A dieta Paleo é mais popular entre as pessoas com problemas digestivos, pois remove os itens insalubres comuns às dietas modernas, como alimentos processados ​​e açúcar que são responsáveis ​​por uma série de desconfortos físicos experimentados por pacientes com cilismo, EM, e outras doenças.
Como a dieta Paleo pode controlar os sintomas da EM?
Se você foi diagnosticado com esclerose múltipla, então você sabe que há uma gama de sintomas que você pode vivenciar. Desde fadiga até a perda de sensibilidade e problemas digestivos, a esclerose múltipla pode se fazer presente no seu corpo. Aqueles que experimentaram a dieta Paleo tem notado uma diminuição em alguns dos sintomas, enquanto outros não observaram mudanças durante toda a experiência. 
A dieta Paleo corta alimentos problema como leite, ovos, pães e bolos à base de trigo e, assim, muitas vezes, reduz os sintomas que podem ser agravados ​​por eles. A substituição desses alimentos por alternativas saudáveis, como vegetais verdes e frutas frescas, pode aumentar sua ingestão de vitaminas como B, A, C, e K, que são diretamente ligadas à saúde do sistema imunológico e do cérebro.
Um estudo recente conduzido pelo Dr. Terry Wahls também descobriu que, quando combinado com o exercício diário e suplementos nutricionais, pacientes com esclerose múltipla que adotaram a dieta Paleo experimentaram aumentos em sua energia e menos cansaço durante o dia.

Você vai tentar a Dieta Paleo?
Compreender o seu corpo e os seus sintomas lhe dará uma aguçada percepção se esta é ou não a dieta ideal para você. Antes de fazer qualquer alteração na sua dieta, consulte o seu médico. É importante perceber que a dieta Paleo só é bem sucedida quando combinada com outras mudanças saudáveis, incluindo exercícios e alguns suplementos prescritos. Quando conciliam todos estes aspectos juntos, muitos pacientes com EM experimentam uma diminuição dos sintomas e aumento na energia.

 

Living with MS. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *