Dormência e formigamento na Esclerose Múltipla

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Formigamento e dormência ser os primeiros sintomas relatados, mas podem acontecer a qualquer momento ao longo do curso da Esclerose Múltipla

 

A esclerose múltipla é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central. Com a EM, o sistema imunológico ataca erroneamente a mielina, que é a camada protetora que reveste os nervos.

A EM pode vir com uma variedade de sintomas – dois dos quais são dormência e formigamento em várias partes do corpo. No entanto, só porque você está experimentando essa sensação, não significa que você tem EM. Isso também pode ser causado por outras coisas.

Abaixo, analisaremos por que dormência e formigamento acontecem na EM, como pode ser a sensação e sinais para estar atenta caso os sintomas piorem.

Por que as pessoas com EM podem ter formigamento?

Na EM, as células do sistema imunológico atacam uma substância chamada mielina. A mielina reveste os nervos do seu sistema nervoso central, que inclui o cérebro e a medula espinhal.

Esses ataques do sistema imunológico causam danos à mielina e também aos nervos abaixo dela. Isso pode fazer com que a sinalização nervosa se torne mais lenta ou interrompida.

A sinalização nervosa é como o cérebro envia e recebe informações de outras partes do corpo. Se as vias nervosas são danificadas, o cérebro pode não receber informações sensoriais normalmente.

Quando isso acontece, uma variedade de sintomas sensoriais pode ocorrer. Estima-se que cerca de 80% das pessoas com EM experimentam sintomas sensoriais, que incluem dormência e formigamento. O termo médico para essa sensação é parestesia.

Dormência e formigamento são freqüentemente relatados como os primeiros sintomas da EM. Em alguns casos, podem ser os primeiros sintomas que você nota. No entanto, também podem ocorrer em qualquer estágio da EM.

Qual é a sensação de dormência e formigamento na EM?

A dormência é uma perda da sensação. Isso significa que você pode não conseguir sentir toques leves, dor ou mudanças de temperatura.

A dormência pode causar dificuldade nas atividades diárias. Por exemplo, alguém com dedos dormentes pode ter problemas para pegar objetos ou escrever. Ou um indivíduo com a perna dormente pode ter dificuldade para andar.

É comum que aconteça dormência junto com uma sensação de formigamento. Você pode ter sentido essa sensação se já teve um braço ou uma perna “adormecido” por ser colocado em uma determinada posição por muito tempo.

Essa sensação também pode se parecer com:

  • queimação
  • coceira
  • pele arrepiada

A intensidade dessas sensações pode variar muito entre as pessoas. Algumas podem sentir apenas dormência leve ou formigamento. Por outro lado, outras podem ter dormência e formigamento que afetem significativamente sua capacidade de realizar atividades diárias.

Onde isso acontece?

Os locais comuns para dormência e formigamento com EM incluem:

  • braços
  • pernas
  • rosto
  • tronco

Essas sensações podem afetar um ou ambos os lados do corpo. Em alguns casos, eles podem afetar apenas uma determinada área da pele e não toda a parte do corpo.

Quando a dormência ocorre em todo o corpo ou ao redor de um membro, pode parecer uma sensação de aperto. Existem referências a essa sensação como um “abraço da EM”.

Quando isso acontece?

Muitas vezes, pode parecer que a dormência e o formigamento surgem espontaneamente. Isso significa que não há gatilho aparente.

Como mencionado anteriormente, sensações alteradas como dormência e formigamento são frequentemente um sinal precoce de EM. No entanto, essas sensações podem ir ou vir a qualquer momento.

É possível que dormência e formigamento possam acontecer durante um surto de EM. Na verdade, um estudo de 2017 com 5.311 pessoas com esclerose múltipla descobriu que 70% relataram dormência e formigamento durante uma recaída.

Quais são os outros sintomas iniciais comuns da EM?

Dormência e formigamento não são os únicos primeiros sintomas de esclerose múltipla que você pode sentir. Outros incluem:

  • sensação de fraqueza ou fadiga
  • tontura ou desequilíbrio
  • rigidez muscular que pode acontecer com espasmos musculares
  • dor nos membros, tronco ou rosto
  • problemas de visão, como visão embaçada ou visão dupla
  • dificuldades com controle da bexiga ou intestino
  • problemas com pensamento ou memória

Saiba mais sobre os primeiros sinais de EM

O que mais poderia ser?

Dormência e formigamento podem ter outras causas além da EM. Às vezes, se você ficou em certas posturas por muito tempo, seu membro ficará dormente, como quando seu braço ou perna adormecem. Mas também existem outras causas mais sérias. Como condições médicas, infecções, deficiências de algumas vitaminas  e remédios.

Perguntas que as pessoas se fazem ao questionar se os sintomas que estão sentindo são EM

Procurando atendimento médico devido a formigamento

Marque uma consulta com um profissional médico para dormência ou formigamento que:

  • aparece após uma lesão
  • ocorre sem uma causa óbvia e é persistente ou continua a voltar
  • acontece junto com outros sintomas iniciais de EM

O que acontece depois?

Depois de marcar uma consulta com um médico para dormência e formigamento, prepare-se para a consulta:

  • mantenha o controle de seus sintomas e escreva como eles são, a área específica do seu corpo onde eles acontecem e quando acontecem
  • anote quaisquer medicamentos, vitaminas ou suplementos que você está tomando
  • liste qualquer histórico pessoal ou familiar de condições de saúde
  • prepare perguntas que você tenha para o médico

Para diagnosticar a causa de seus sintomas, o médico primeiro fará um exame físico e revisará seu histórico médico. Ele fará um exame neurológico e pode solicitar testes adicionais.

O tratamento específico para dormência e formigamento depende do que está causando isso. Depois de fazer um diagnóstico, seu médico desenvolverá um plano de tratamento apropriado para sua condição.

Em conclusão

Dormência e formigamento são comuns na EM. Muitas vezes, é um dos primeiros sintomas relatados, mas pode acontecer a qualquer momento ao longo do curso da doença.

Essas sensações acontecem com mais frequência nos membros, rosto ou tronco. Eles podem variar em intensidade de leve a grave. Outros sintomas iniciais de EM podem incluir – mas não estão limitados a – fadiga, dor e rigidez muscular.

Muitos outros problemas de saúde podem causar dormência e formigamento, alguns dos quais podem ser graves. Fale com um médico se você tiver dormência e formigamento que seja constante, persistente ou ocorra com outros sintomas preocupantes.

 

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Explore mais

Clube AME

O poder da soneca na Esclerose Múltipla

Descansar um pouco durante o dia pode ajudar a prevenir a fadiga, que é um dos principais sintomas da esclerose múltipla. Quais são os efeitos disso? Como deve ser praticado?