Veja como foi a Conferência Livre Nacional – Acesso a medicamentos, equidade, justiça e participação social

Com o objetivo de debater e formular diretrizes e propostas a serem integradas ao processo da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a conferência livre reuniu 139 pessoas, alcançando as 5 regiões do país

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose e a CDD – Crônicos do Dia a Dia realizaram em 23/05 a Conferência Livre Nacional Acesso a Medicamentos, Equidade, Justiça e Participação Social. Com o objetivo de debater e formular diretrizes e propostas a serem integradas ao processo da 17ª Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS), o encontro reuniu 139 pessoas, alcançando as 5 regiões do país.

Para discutir o tema da conferência, construímos um documento orientador que trouxe aspectos metodológicos, parâmetros teóricos para diagnóstico de problemas e sugestões de abordagem prática que orientam não apenas a CLN, mas também uma possível atuação para todas as pessoas que convivem com condições crônicas de doença e enfrentam em seu dia a dia o impacto da falta de medicamentos.

A Conferência Livre da AME&CDD contou com a participação de 3 expositores. Abordando o tema “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, Eixo I da 17ª Conferência Nacional de Saúde, tivemos a participação de Paulo Benevento, advogado sanitarista e consultor em advocacy e consultor jurídico da AME/CDD. O Eixo II da 17ª CNS, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, contou com a apresentação de Karina Hamada Iamasaqui Zuge, que é gerente da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular, advogada e conselheira e membro da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência do RS. Para finalizar o evento, abordando o Eixo IV da 17ª Conferência Nacional de Saúde, “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, tivemos a participação da conselheira nacional de saúde e integrante da mesa diretora do CNS, Ana Lúcia Paduello, que é pedagoga, pós-graduada em saúde pública e advocacy e uma das fundadoras do GRUPAR BR.

A Conferência Livre Nacional Acesso a Medicamentos, Equidade, Justiça e Participação Social elegeu 2 pessoas delegadas e aprovou 3 diretrizes e 14 propostas que serão incorporadas ao relatório da 17ª CNS, que ocorrerá de 2 a 5 de julho desse ano em Brasília.

  • Confira aqui as diretrizes e propostas aprovadas aqui.

À todas as pessoas que contribuíram com a conferência com sua presença e contribuições, fica o nosso agradecimento e a certeza que #JuntasSomosMaisFortes. Rumo a “17ª Conferência Nacional de Saúde – Amanhã vai ser outro”! Saiba mais sobre a conferência nacional aqui.

Explore mais