AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Alimentação e fadiga

Alimentação e fadiga

Pular o café da manhã não dá a menor disposição para começar o dia. Comer aquela feijoada no almoço, é lógico, vai dar sono à tarde. E fartar-se de carne no jantar é dormir mal na certa. “Excesso e falta de certos alimentos conforme a hora geram cansaço”, afirma, categórica, a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri, em São Paulo.

Saber combinar os nutrientes, então, é fundamental. “Carboidratos fornecem energia para as atividades do dia-a-dia e para a prática de exercícios. Já as vitaminas do complexo B aumentam a resistência à fadiga” indica a nutricionista Isabela Guerra, do Instituto de Metabolismo e  Nutrição, também na capital paulista. E deixar de lado alguns minerais, como o ferro, leva à anemia, uma das principais causas da fraqueza. Veja uma sugestão de cardápio para que não falte nada no prato naquele dia agitado.

Este cardápio, extraído do livro “A dieta do viver bem”, do nutrólogo Mauro Fisberg, lançado por SAÚDE!, para aqueles dias em que você precisa de um gás a mais: 

CAFÉ DA MANHà
2 fatias de pão de fibra de trigo com margarina 
1 copo de leite com achocolatado 
1 maçã 
›› Note que este desjejum tem um pouco de cada grupo de nutrientes, o que é essencial para dar a largada em um dia daqueles. 

LANCHE 
1 unidade de pão de queijo 
1 xícara de chá de café com leite 
›› É essencial fazer esta refeição tanto no meio da manhã quanto no meio da tarde para o açúcar do sangue não cair e, com isso, o cansaço bater. 

ALMOÇO 
1 pires de alface romana 
2 colheres de fundo de alcachofra 
3 colheres de beterraba 
1 colher grande de arroz integral 
1 colher de sopa de salsa crua 
1 bife médio de filé mignon grelhado 
1 copo de suco de maracujá 
1 pedaço de pudim de baunilha 
›› Apesar de nutritivo, especialmente em matéria de sais minerais e vitaminas, este almoço é leve. E leveza à mesa é fundamental para seguir em um dia corrido. 

LANCHE 
1 barra de cereal 
›› A combinação de glicose com fibras ajuda a manter o pique durante a tarde. Também poderia ser à base de proteína, como o lanche matutino deste exemplo. 

JANTAR 
1 prato de sobremesa de acelga, tomate e pepino 
1 prato raso de macarrão com molho branco 
1 posta de salmão assado 
1 copo de suco de limão 
1 nectarina 
›› Assim como o almoço, ele é leve, mas completo. Capricha no carboidrato, que ajuda a chamar o sono, e evita a carne vermelha, que tem efeito inverso. Ah, mesmo assim, espere pelo menos duas horas para cair na cama.

http://saude.abril.com.br.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *