AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

10 coisas que você deve dizer a alguém com uma doença crônica

10 coisas que você deve dizer a alguém com uma doença crônica

Algumas semanas atrás, eu escrevi um post sobre 15 coisas que não se deve dizer a alguém com uma doença crônica. Foi, de longe, o post mais popular no meu site. Estou tão feliz que ele tenha tocado as pessoas, e espero que possam aprenderem a se relacionar melhor com as pessoas com doenças crônicas que fazem parte da sua vida.

Algumas pessoas mencionara que eu deveria escrever sobre o que as pessoas devem dizer para as pessoas com doenças crônicas. Então, eu não posso garantir esta lista será aplicada a todos, mas aqui estão 10 coisas que eu acredito que as pessoas com doenças crônicas querem ouvir:

1. Eu acredito em você

Eu já mencionei que esta é a coisa mais poderosa que você pode dizer a alguém com uma doença crônica. As pessoas que vivem com doenças crônicas muitas vezes são colocadas em dúvida. Na base do “ver para crer”, quando você olha para alguém aparentemente saudável​​, a maioria têm dificuldade em acreditar que você sente tão doente como você diz. Para uma pessoa com uma doença crônica, ter alguém que acredita neles é reconfortante. Isso vai ajudá-los a confiar em você, porque eles sempre estão, provavelmente o tempo todo, preocupados se você e as pessoas em sua vida acreditam neles ou não.

2. Posso ir até ai e sairmos?

Perguntar se querem sair para fazer algo pode ser muito bom, mas às vezes apenas o pensamento de sair de casa pode ser esmagador para alguém com uma doença crônica. As atividades divertidas que você estava planejando fazer fora de casa pode tornar-se demoradas e cansativas, e só alguém com uma doença crônica sabe como a energia pode ser valiosa. Você se oferecer para ir até eles é um enorme gesto. Isso mostra que você deseja passar mais tempo com eles, mesmo que não estejam dispostos a sair de casa ou fazer algo que exige energia.

3. Posso lhe trazer comida? Ou, eu posso ir até ai e ajudar em casa?

Obviamente estas não são coisas que você deve dizer ou fazer o tempo todo, porque você provavelmente não tem tempo para fazer isso todos os dias. Mas em um dia que você tiver tempo, ou se você já estiver executando atividades para si mesmo, usar alguns minutos extras para ajudar o seu amigo com uma doença crônica vai fazer uma enorme diferença para ele. Para mim, às vezes apenas lavar os pratos pode ser suficiente para me fazer precisa tirar um cochilo. E em dias ruins eu me esforço para encontrar a energia para conseguir preparar a comida. Se oferecer para fazer favores como estes é um gesto maravilhoso. Eles podem ajudar alguém com uma doença crônica a sentir que você entende o que eles estão passando e se preocupa com eles. Oferecer algo específico é mais útil do que apenas perguntar, há alguma coisa que eu possa fazer? (Não que isso não seja bom para se dizer também!)

4. Eu sei o quão duro você está dando

Este é o oposto de “por que você não apenas não passa por isso?”, e é uma das melhores coisas que você pode dizer. Todo mundo gosta de ter o seu trabalho reconhecido, mas a maioria das pessoas não veem como ter uma doença crônica pode tornar-se um trabalho duro ao longo do dia. Quando eu estou trabalhando muito duro para me exercitar por 10 minutos ou fazer o meu “bio-feedback” para o dia, o incentivo fora pode ser a motivação para ajudar a passar por isso.

5. Qualquer tipo de “Oi” ou de perguntar como estão as coisas depois de não se verem por um tempo

Às vezes, alguém com uma doença crônica não sai de casa por um longo tempo, ou perde um monte de atividades na escola ou no trabalho, somando-se a dificuldade da sua doença também a sensação de ser esquecido ou deixado para trás. Longe da vista, longe do coração, sabe? Portanto, apenas dizer oi e deixá-los saber que você está pensando neles mesmo quando vocês não tem visto um ao outro ultimamente é um bom caminho a seguir. Isso provavelmente fará o dia dele melhor, e você ainda se sentirá bem por isso. 

6. Você é tão forte

Constantemente estar em uma luta com seu próprio corpo é um trabalho árduo. Pessoas com doenças crônicas geralmente se sentem fracos nessa luta, seja física, mental ou ambas. Ouvir que eles são fortes é a validação de que todo seu trabalho duro não é invisível. E pode servir como um lembrete de que eles têm a força para continuar lutando dia a dia e se superar sempre.

7. Eu sei o quão difícil isso é para você, obrigado por usar sua energia para passar um tempo comigo

Um amigo meu mencionou que alguém lhe disse uma vez isso depois de uma conversa por telefone que durou muito tempo. Eu percebi o quão tocada eu seria se alguém dissesse isso para mim. Dizer isso ajuda a uma pessoa com uma doença crônica a sentir que você entende o que eles estão passando e apreciam tê-los em sua vida. Também faz você se sentir bem o fato de que alguém com uma doença crônica escolha gastar sua energia limitada com você, porque isso significa que eles se preocupam com você! 

8. Não se sinta mal se você tiver que cancelar os planos no último minuto, eu entendo.

Um dos sentimentos constantes que vem junto com uma doença crônica é se sentir culpado ou como se você fosse um fardo para as pessoas em sua vida. Eu sempre me sinto terrível por cancelar planos, e, por vezes, fazê-lo no último momento possível, porque eu estou esperando me sentir melhor. Às vezes me incomoda isso, mesmo que seja fora do meu controle. Sei que isso é comum para as pessoas com doenças crônicas. Por isso a importância de deixá-los saber que você não ficará contra eles, vai ajudar a aliviar a culpa, além de torná-los mais propensos a fazer planos com você no futuro, porque eles não vão ter medo de perder você como um amigo se precisarem cancelar com muita frequência.

9. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é não dizer nada, apenas um abraço ou emprestando um ombro amigo.

Isto é verdade para todas as pessoas, certo? Não apenas as pessoas com doenças crônicas. Às vezes, o melhor, a coisa mais solidária que você pode fazer para um amigo ou ente querido é apenas mostrar o seu apoio através de um abraço carinhoso ou deixá-los desabafar com você. Os abraços são bons para saúde, então vá abraçar seus amigos que têm doenças crônicas. Normalmente, apenas ser um bom ouvinte é mais útil do que tentar dar bons conselhos quando você não vivenciou em primeira mão uma doença crônica.

 10. Eu sei que isso não é culpa sua.

Um dos principais temas que passam pela cabeça de quem sofre de um doença crônica é a auto-culpa. O que é totalmente razoável para a maioria das pessoas, mas é difícil não pensar: “Se eu apenas me esforçar um pouco mais ” ou “Se eu comesse de forma mais saudável” ou “Se eu apenas levasse 10 minutos para fazer o que ontem eu fiz em 20 seria melhor.” As pessoas com doenças crônicas aprendem com a experiência que estes “se” são apenas ilusões, afinal, a doença não é culpa sua. E ter um lembrete desses fato pode realmente ajudar a solidificar essa ideia para as pessoas com doenças crônicas, e ajudar a lembrar que você não os culpo por isso também.

BÔNUS: para quando tudo mais falhar e você não tiver certeza do que dizer.

Eu gostaria de saber o que dizer, mas saiba que eu me preocupo com você e eu estou aqui para você

Você nunca poderá entender o que é ter uma doença crônica, e tudo bem por isso. Isso é bom, porque esta não é uma experiência divertida. Mas quando você não consegue pensar no que dizer, tudo bem dizer que você não sabe o que dizer. E seguir com um lembrete de que você se preocupa e que você está lá para eles, se eles precisam de você. Porque quando se está ruim não precisamos de alguém que diga a coisa perfeita, mas de alguém que mostre se importar.

Esta lista não significa que estas sejam as únicas coisas que você deve dizer a alguém com uma doença crônica. Todas estas coisas servem para mostrar para alguém com uma doença crônica que você se importa, e podem variar dependendo de quem é a pessoa. Ter um bom sistema de apoio é importante, não importa a situação, e estes tipos de incentivos servem para garantir à pessoa com uma doença crônica que você está em sua equipe.

 

Publicado por Susie, no Blog Pins and procrastination (http://bit.ly/1mhMIpS). Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *