Retrospectiva

 

Então é Natal, e o que você fez?

(Trecho música Então é Natal, composição Cláudio Rabello)

 

Final de ano e, como em todos os outros, costumo fazer uma retrospectiva da minha vida para ver como ficou os ponteiros da balança em relação aos fatos negativos e positivos.

2015, para mim, foi um ano em que tive a maior quantidade de surtos desde o diagnóstico da Esclerose Múltipla. Foram dois e em ambos necessitei de pulsoterapia, tendo muitos efeitos colaterais e, ouso dizer, até mais incapacitantes do que o próprio surto. No entanto, se tive de lidar com esses fatores negativos, por outro lado, eu tive conquistas imensuráveis. Este ano que está se despedindo me trouxe presentes que preencheram lacunas de forma tão prazeirosa e gratificante que, sem sombra de dúvidas, vou fechar com superavit.

Primeiramente, estou tendo a honra de escrever no blog da AME, ao lado de pessoas que têm muito mais experiências com a Esclerose Múltipla e que são escritores que eu admiro e respeito demais. Então, fazer parte desse time de blogueiros é mais que gratificante e eu só tenho de agradecer pela confiança e apoio.

Em segundo lugar, inesperadamente, recebi o convite para lecionar no curso de Artes Plásticas da faculdade onde cursei Arte Educação e isso foi uma experiência indescritível. Eu confesso que fiquei muito insegura, pois além de substituir o coordenador do curso,  fui escolhida para orientar nove alunos no TCC – Trabalho de conclusão de curso. Mas, eu dei conta e, acredito, que consegui corresponder às expectativas. Esse foi um presente daqueles que só ganhamos uma vez na vida.

Em terceiro lugar, dei início ao movimento para criação de uma associação de pessoas com EM aqui no grande ABC paulista, região onde moro e, para minha surpresa, tudo está evoluindo rápido, pois, já tivemos nossa Assembleia de constituição e eu fui eleita a primeira presidente da ABCEM – ABC Esclrose Múltipla que, mais que um cargo, significa para mim a materialização de uma confiança que eu não irei de forma alguma decepcionar. Trabalharei e muito para fazer nossa associação ser atuante e dar apoio real aos que dela necessitarem.

Em quarto, tive uma consulta neurológica no dia 09 e, além da EM se mostrar estável, eu melhorei bastante nos exames físicos, tendo tido uma melhora visível em relação à consulta de novembro. Além disso, com a troca de antidepressivo e mudança na dose do analgésico que age como ansiolítico também, eu tive uma diminuição considerável na intensidade e frequência das dores e estou dormindo melhor, o que está me ajudando a controlar mais a fadiga e o humor.

Ainda, preciso dizer que, mesmo quando não estou muito presente nas redes sociais devido às atribulações do dia a dia, eu não deixo de manter o mesmo carinho por todos os que de uma forma ou de outra fazem parte da minha existência. Este ano foi o ano de muitas conquistas e de muitas novas pessoas entrando na minha vida para me ensinarem, compartilharem, aprenderem e demonstrarem o quanto eu tenho de ser grata por tudo o que o ano de 2015 me trouxe em acréscimo. Pessoas chegaram para ficar e minha amizade por elas será duradoura, tenho certeza. Tenho de agradecer a todos os que estão me apoiando em todas as minhas conquistas, me dando o suporte para que eu consiga edificar meus projetos, portanto, a cada um de vocês , o meu muito obrigada!

Por fim, um escritor anômino escreveu que "é Natal cada vez que se faz sentir no coração dos homens a certeza de que Deus é amor…". Então, como sei que os seus corações de todos vocês estão repletos de amor, feliz todos os dias!

Beijos iluminados e até 2016!