O que é "Inteligência Emocional" e quais são seus benefícios?

AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

ENTRE EM CONTATO [email protected]
LIGUE (11) 3181-8266

Quais são os benefícios da “Inteligência Emocional”?

No lado direito da tela: Texto Quais são os benefícios da Inteligência Emocional? Do lado esquerdo: Mulher negra de cabelos vermelhos sorrindo com o dedo indicador da mão esquerda levantado

Quais são os benefícios da “Inteligência Emocional”?

Segundo Daniel Goleman, jornalista científico especializado em Inteligência Emocional (IE), os cinco pilares da (IE), são:

1 – Reconhecer as próprias emoções:

Se conhecer é muito importante! Procure analisar, com cuidado e atenção, suas emoções quando reage aos estímulos que aparecem na sua vida e ao que acontece com você.

Esse é um ponto crucial da inteligência emocional!

Desenvolver a Inteligência Emocional é um processo gradual e bem diferente de pessoa para pessoa e para que possamos adquirir essa habilidade, precisamos treinar dia a dia.

Uma boa maneira de conhecer melhor suas próprias emoções é colocar seus sentimentos em um papel, para ter a oportunidade de refletir sobre eles de maneira consciente.

2 – Saber manejar as próprias emoções:

Cem por cento (100%) das pessoas vão passar por momentos estressantes em algum momento da vida, ou se sentir ansiosas (os) por algum motivo. Aprender gerenciar as próprias emoções poderá te ajudar a direciona-las de maneira mais equilibrada conforme cada situação.

Procure evitar pensar de imediato em resultados negativos. Procure usar o otimismo e tente enxergar, de forma aberta, o lado positivo das coisas e lembre-se que cada situação possui diversas formas de se apresentar, basta você estar atenta (o) para encontra-las.

Quando se sentir sob pressão, tente manter a calma. Procure se distrair com atividades prazerosas para você e direcione a energia da ansiedade para elas!

3 – Automotivação

Parar e pensar antes de tomar qualquer decisão poderá lhe proporcionar diversos benefícios, muitas vezes evitando o conflito com pessoas próximas e até mesmo o arrependimento diante das suas atitudes.

Saber utilizar suas emoções ajudará você a alcançar seus objetivos de forma mais lúcida e assertiva!

Aprender a responder aos estímulos (externos e internos), de maneira consciente, analisando como você se sente e depois decidindo como você quer se comportar para atingir suas metas.

Quando agimos e reagimos de forma inconsciente, experimentamos gatilhos emocionais e podemos expressar nossas emoções de maneira reativa, o que pode gerar arrependimentos e desvios de nossas reais prioridades.

4 – Empatia

Aprender a se colocar no lugar do outro, a reconhecer as emoções e entender seus comportamentos, nos torna mais sensíveis e abertos.

5 – Saber se relacionar 

Outro ponto chave para a Inteligência Emocional é saber ter boas relações, interagindo com as emoções dos outros. Isso nos possibilita criar um ambiente positivo a nossa volta, podendo melhorar não só a nossa qualidade de vida, mas também tocando as pessoas ao nosso redor.

Vantagens de cultivar a Inteligência Emocional

Você sabe qual o seu nível de inteligência emocional?

Podemos estar constantemente sendo observadas (os) e avaliadas (os): vivendo sob pressão o tempo todo!

Para lidar com as pressões diárias, podemos aplicar os pilares da Inteligência Emocional, para nos ajudar a colher resultados mais positivos.

Essas são principais vantagens de cultivar a Inteligência Emocional:

– Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;

– Menos desentendimentos nos seus relacionamentos;

– Aumento da percepção empática e afeto pelas outras pessoas;

– Um maior equilíbrio emocional;

– Maior clareza nas prioridades, objetivos e ações;

– Melhora na capacidade de tomada de decisão;

– Aperfeiçoamento na administração do tempo e produtividade;

– Aumento do nível de comprometimento com suas tarefas cotidianas;

– Aumento do senso de responsabilidade, melhor visão do futuro e menos atitudes vitimistas;

– Melhora na autoestima e autoconfiança.

As nossas emoções podem influenciar diretamente as nossas decisões, relacionamentos e escolhas.

Pessoas que aprendem gerenciar a Inteligência Emocional aumentam a capacidade de pensar de forma consciente, de sentir e de tomar atitudes de forma equilibrada, sem permitir que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar sua vida!

Redação AME.


Sua ajuda vale muito!

Publicamos todos os dias matérias e conteúdos exclusivos sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas para entender o que pode tornar a vida de pessoas com condições crônicas mais fácil. Realizamos cerca de 3.000 acolhimentos de pacientes por mês. Lutamos por melhores direitos promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe pequena, formada por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e/ou deficiência, e que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do nosso trabalho, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma doença crônica?!

Ajude a fortalecer o nosso trabalho clicando aqui!

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS