Quais as causas e como lidar com a ansiedade? Entenda seus sintomas!

AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

ENTRE EM CONTATO [email protected]
LIGUE (11) 3181-8266

Quais as causas atuais da ansiedade?

Mulher de cabelos castanhos e olhos azuis com as mãos na testa e a boca franzida, fazendo expressão de desconforto

Quais as causas atuais da ansiedade?

A incerteza a respeito do que vivemos, medo do desconhecido, uma pessoa doente na família, situações financeiras instáveis, relações que podem não ir tão bem quanto imaginávamos… podem ser alguns dos fatores a aumentar a sensação e crises de ansiedade.

Como saber se estou ansiosa (o)?

A ansiedade é definida como uma excessiva agitação do sistema nervoso central, trazendo uma sensação desconfortável e muito parecida com o medo. Os efeitos dessas emoções podem ser percebidos em nossos corpos e, geralmente, vem de situações que nem sempre são reais, trazendo com elas o descontrole emocional e físico.

A ansiedade pode nos fazer perder o interesse por situações que antes costumavam nos dar prazer. Pode trazer com ela a dificuldade de tomar decisões, ou tomar decisões confusas das quais nos arrependemos depois.

Alguns dos sintomas como a falta de concentração e memorização, insônia, pesadelos recorrentes, auto sabotamento, perda ou excesso de apetite, podem também estar presentes.

Além desses sintomas, a taquicardia, sudorese excessiva, tensões musculares, falta de ar, dor de cabeça, fadiga, também podem aparecer.

É possível controlar a ansiedade?

Algumas mudanças de hábito podem ajudar você a gerenciar a ansiedade na vida cotidiana e tornar seu dia a dia mais leve! Confira a seguir:

  1. ROTINAS 

Estabelecer rotinas para as tarefas diárias pode ajudar a diminuir a ansiedade, pois ao estabelecermos prioridades e tomarmos atenção às tarefas que temos, evita que nos sintamos pressionadas, por já sabermos o que temos pela frente. É muito importante que a rotina seja criada priorizando o que vai fazer diferença no seu dia, baseada em expectativas reais e metas possíveis, para diminuir a chance de frustrações!

Vale determinar horários para acordar, meditar, alongar o corpo, trabalhar, praticar atividades físicas, se alimentar e descansar.

  1. FIQUE ATENTA À AUTOCOBRANÇA 

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer por si própria é lembrar que absolutamente ninguém consegue dar conta de tudo o tempo todo.

A nossa sociedade nos pressiona para sermos pessoas multitarefas, com padrões de alta eficiência, muitas vezes irreais, o que pode nos trazer um senso de urgência que humanamente não é possível de alcançar, aumentando estados de ansiedade e angústias.

É preciso deixar que as coisas sejam como podem ser. Nem sempre vamos conseguir resolver tudo! Certas vezes é preciso abrir mão de nossas expectativas. Nem sempre a casa vai estar completamente organizada, o trabalho 100% concluído, nem sempre estamos bem. É muito importante, nessas horas, valorizar as coisas boas que temos e incentivar a positividade em nossas ações.

  1. PROCURE CUIDAR DA SUA ALIMENTAÇÃO 

O autocuidado é fundamental para lidar com mudanças. Procure colocar rituais no seu dia a dia para cuidar do seu corpo, escolhendo alimentos nutritivos e um cardápio balanceado. Uma alimentação inadequada pode prejudicar a nossa saúde, memória e até a nossa capacidade de decisão.

  1. FAÇA MEDITAÇÃO

A meditação pode ser uma grande aliada no combate ao estresse, estados de ansiedade e até ajudar com a insônia. Ao entrar em contato com nosso mundo interno, temos um maior condição de ganhar autonomia frente às nossas emoções.

Exercícios de respiração também podem ajudar!

  1. PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

A prática de atividade física regular pode ajudar a diminuir a ansiedade e o stress, além de melhorar a qualidade de vida de forma geral!

Se manter ativa dentro das suas capacidades físicas, pode te ajudar a manter a adaptabilidade que é uma habilidade que nos ajuda a manejar, com mais eficiência, situações desafiadoras.

  1. CONSUMA INFORMAÇÕES DE FORMA EQUILIBRADA

O excesso de informações aumenta os níveis de ansiedade e sentimentos de desesperança. É muito importante poder se manter informada, mas o ideal é que façamos isso de forma equilibrada.

Uma boa forma de acompanhar as informações é determinar um horário específico do dia para abrir as redes sociais e notícias.

  1. PROCURE MANTER ENCONTROS VIRTUAIS COM PESSOAS QUERIDAS

Manter as conexões com as pessoas que gostamos nos ajuda a ver o presente de forma mais positiva, além de nos deixar mais fortes.

Aproveite para promover encontros virtuais, trocar experiências e demonstrar afeto para as pessoas que ama e confia!

Se os sintomas de estresse e ansiedade se tornarem mais intensos ou recorrentes, o ideal é que você procure a ajuda de um profissional. Pedir ajuda é necessário, não precisamos nos envergonhar por isso. Somos humanas e assim como qualquer pessoa, passamos por momentos desafiadores!

Lembre – se que você não está sozinha e pode contar com a gente!

Se precisar falar conosco é só enviar uma mensagem para: [email protected]

Redação AME.


Sua ajuda vale muito!

Publicamos todos os dias matérias e conteúdos exclusivos sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas para entender o que pode tornar a vida de pessoas com condições crônicas mais fácil. Realizamos cerca de 3.000 acolhimentos de pacientes por mês. Lutamos por melhores direitos promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe pequena, formada por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e/ou deficiência, e que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do nosso trabalho, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma doença crônica?!

Ajude a fortalecer o nosso trabalho clicando aqui!

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS