PILATES PARA REABILITAÇÃO NA ESCLEROSE

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

O PILATES MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO GERAL, A AMPLITUDE MUSCULAR, ESTIMULA A CIRCULAÇÃO, FLEXIBILIDADE E ALINHAMENTO POSTURAL.

Todos esses benefícios citados ajudam a reabilitar, prevenir e reduzir riscos de uma lesão, proporcionando inclusive alívio de dores crônicas. Para os médicos especialistas o método Pilates se tornou um pós-tratamento para muitos tipos de reabilitação, como fraturas na coluna, joelhos e ombros. O Pilates também é aplicado em casos de recuperação de acidentes automobilísticos, apoplexia, pós-cirurgias, pré e pós-parto.

O Pilates fortalece, equilibra e alonga toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudam a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

Este trabalho de estabilização da coluna e pelve também ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência.

QUEM PODE PRATICAR O PILATES?

  • Pessoas de todas idades podem ser favorecidos com o Pilates. O professor faz todas as adaptações necessárias para que o seu aluno possa realizar o método com segurança.
  • Conheça alguns dos benefícios alcançados com a prática do Pilates:
  • Melhora a capacidade respiratória
  • Melhora a estabilidade da coluna vertebral
  • Melhora a estabilidade lombopélvica
  • Alivia o stress  físico e mental
  • Exercita a mente através da concentração, coordenação e memória
  • Ganho do controle corporal e equilíbrio através da prática perfeita dos exercícios
  • Melhora a flexibilidade das cadeias musculares
  • Previne e reabilita lesões traumato-ortopédicas
  • Aumenta a simetria corporal, através da correção postural
  • Ganho de força, tônus e controle neuro-muscular
  • Aumenta a estabilidade mio-articular

Texto original publicado em Center Studio Pilates

Explore mais

Ativismo e Direitos

Tudo o que você precisa saber sobre a Carteirinha da AME

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica, autoimune, desmielinizante, inflamatória, que afeta o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal). A maioria dos sintomas da EM são invisíveis, como o embaçamento da visão, formigamentos e perda da sensibilidade em determinada região do corpo, alterações urinárias e a fadiga – o sintoma mais comum da doença.

Além da dificuldade em lidar com sintomas que as pessoas ao redor não enxergam, há ainda o agravante de que 80% dos brasileiros não conhecem a Esclerose Múltipla. O que traz ainda mais desafios para o dia a dia da pessoa diagnosticada, que enquanto convive com a condição, precisa combater o preconceito e a desinformação, além de lutar para ter os seus direitos garantidos.
Pensando nisso, criamos a Carteirinha AME – um documento de identificação para que a pessoa com EM consiga comprovar em diversos estabelecimentos que possui Esclerose Múltipla e garantir os seus direitos.

Ativismo e Direitos

Aposentadoria por incapacidade na Esclerose Múltipla

Podem surgir algumas dúvidas quando o assunto é aposentadoria por invalidez para pessoas que convivem com Esclerose Múltipla (EM). Afinal, existem diferentes critérios e carências