AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Ensaio clínico mostra que o pilates pode ajudar a mobilidade e o andar na EM

Ensaio clínico mostra que o pilates pode ajudar a mobilidade e o andar na EM

Os resultados do estudo mostram que o Pilates, um exercício para fortalecer os músculos do núcleo do corpo, melhora a distância a pé e a mobilidade na EM.

A atividade física e o exercício desempenham um papel importante em ajudar as pessoas a gerenciar seus sintomas de EM e melhorar a qualidade de vida com a EM.

Um ensaio clínico randomizado testou se o pilates, que se concentra em movimentos controlados e músculos do core, é benéfico para pessoas com EM.

Descobriu-se que o Pilates melhora a distância percorrida e a mobilidade funcional em pessoas com EM, mostrando que o Pilates é uma forma de exercício segura e eficaz.

É amplamente reconhecido que a atividade física e o exercício são importantes para ajudar as pessoas com EM a gerenciar sua doença e melhorar sua qualidade de vida. No entanto, ainda não há evidências claras de que uma forma específica de exercício seja melhor que outra, ou exatamente quanto de exercício é suficiente.

Pilates, um regime de exercícios inventado por Joseph Pilates na década de 1920, é conhecido por fortalecer e tonificar os músculos, melhorar a força do centro do corpo, aumentar a flexibilidade, ajudar no equilíbrio e melhorar a amplitude de movimento de uma pessoa. O pilates usa movimentos corporais controlados e, às vezes, inclui o uso de equipamentos especializados para trabalhar os principais grupos musculares do corpo. Agora, um estudo clínico examinou se o Pilates pode ser uma forma benéfica de exercício para pessoas com EM.

O ensaio clínico testou se as pessoas com esclerose múltipla que frequentavam uma aula de Pilates duas vezes por semana, durante três meses, melhoraram a marcha e a mobilidade. Trinta pessoas com EM participaram do estudo e participaram de aulas de Pilates e receberam massagem terapêutica ou receberam apenas a massagem terapêutica.

Os pesquisadores então testaram se o Pilates fazia diferença em uma variedade de resultados, incluindo desempenho na caminhada, capacidade funcional, equilíbrio, flexibilidade, composição corporal, resistência do núcleo e força muscular do quadríceps (coxa).

Mobilidade melhorada

Os resultados, publicados no International Journal of MS Care , mostraram que as pessoas com esclerose múltipla que frequentavam as aulas de Pilates tiveram uma melhoria de 15% na distância que conseguiram caminhar e aumentaram a mobilidade funcional. Essa melhora foi medida através do teste “cronometrado e ir”, em que os participantes eram obrigados a se levantar de uma posição sentada, andar três metros, virar-se e sentar-se.

Os pesquisadores sugerem que essas melhorias físicas são provavelmente devido aos exercícios de Pilates que os participantes realizaram, que se concentram em melhorar a marcha e manter o alinhamento. No entanto, outros desfechos, como equilíbrio, flexibilidade, força muscular e composição corporal, não melhoraram.

Muitas vezes, as pessoas com esclerose múltipla não têm certeza se determinados tipos de exercícios são seguros. Este ensaio clínico incluiu pessoas com todos os tipos de EM, em diferentes níveis de gravidade e pessoas que tiveram recaídas nos últimos 30 dias, bem como pessoas cuja doença era mais estável. Embora as mudanças funcionais fossem pequenas, essas mudanças poderiam fazer uma diferença importante na qualidade de vida diária com a esclerose múltipla.

Este tipo de pesquisa é importante para mostrar que o Pilates é uma forma segura e eficaz de exercício para pessoas com EM. Outros tipos de exercício também se mostraram úteis para pessoas com EM. Esta pesquisa adiciona o Pilates à lista de possibilidades para ajudar as pessoas com EM a manter a saúde geral e a gerenciar os sintomas da EM.

Fonte: Multiple Sclerosis International Federation, traduzido e adaptado – Redação AME: http://bit.ly/2PKzxEV

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS