PESQUISA REVELA QUE PRATICAR YOGA É CAPAZ DE ALTERAR O DNA HUMANO

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A prática milenar do Yoga ganha cada vez mais adeptos por conta dos benefícios reais ao corpo. Há diversos tipos de Yoga que podem ser praticados nos mais variados lugares: em casa, no parque ou numa escola especializada. Redução do estresse e ansiedade, aumento da flexibilidade e diminuição de dores musculares são alguns dos diversos benefícios que a atividade oferece.

A cada dia pesquisas descobrem ainda mais benefícios do Yoga. Um estudo da Universidade de Harvard e publicado pelo site Natural Newsrevelou que praticar o Yoga pode causar uma mudança positiva na função metabólica das células. O que trazer benefícios como a melhora da absorção de nutrientes, ajudando a prevenir doenças crônicas.

Para chegar a essa descoberta os pesquisadores analisaram um grupo que praticava Yoga, meditação e mindfulness e outro que não praticava nenhuma das atividades. Após oito semanas, os cientistas checaram amostras de sangue de ambos os grupos. No grupo que praticava Yoga foram exibidas mudanças em 2.209 genes .

Além das alterações no DNA outra mudança positiva observada foi o aumento da resistência do stress  oxidativo, responsável por doenças cardiovasculares, distúrbios neurológicos e doenças degenerativas como Parkinson, Alzheimer, entre outras.

Um outro estudo realizado pela Universidade de Calgary analisou, ao longo de doze semanas, um grupo de sobreviventes do câncer de mama que participou de aulas semanais de Yoga e meditação e outro que não participou de nenhuma atividade. Amostras de sangue dos grupos foram analisadas e os participantes do Yoga apresentaram um telômero mais longo que pode ser associado melhores taxas de sobrevivência pós-câncer.

Texto original em Catraca Livre

Explore mais