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Para fortalecer a energia e vencer a fadiga da EM, saiba como descansar

Para fortalecer a energia e vencer a fadiga da EM, saiba como descansar

É importante fazer pausas, mas a forma que elas são feitas varia de acordo com as suas necessidades.

A maioria das pessoas com esclerose múltipla (EM) acaba lidando, em algum momento, com fadiga – seja ocasional ou constante, leve ou debilitante. Vários aspectos diferentes do autocuidado podem minimizar a fadiga, incluindo horas suficientes para o sono, exercícios e seguir uma dieta nutritiva.

Mas para a maioria das pessoas com esclerose múltipla, a fadiga é um sintoma a ser gerenciado , não totalmente prevenido – o que significa que descansar é outro aspecto importante do autocuidado.

Não há, claro, nenhuma maneira certa ou errada de descansar. O tipo de descanso que você precisa dependerá do seu nível de fadiga e de quais fatores estão contribuindo para isso. Mas há certas diretrizes que você pode seguir para garantir que você tire pausas quando precisar delas, e que você obtenha o máximo de benefício possível.

Aqui estão algumas idéias de especialistas em reabilitação sobre quando e como descansar, e por que isso importa muito quando você tem EM.

Para ter energia mais tarde, “recarregue seu tanque” agora

A EM é diferente de muitas outras doenças crônicas na medida em que afeta um grande número de pessoas em idades mais jovens, quando estão em estágios iniciais de suas carreiras e, em muitos casos, têm famílias jovens, observa Anna Tipton, médica de fisioterapia, terapeuta ocupacional na Universidade de Ohio State Wexner Medical Center Serviços de Reabilitação ambulatorial em Columbus. A necessidade de cumprir muitos papéis nesta idade – empregado, pai, parceiro, amigo – combinada com a incidência generalizada de fadiga entre as pessoas com EM, muitas vezes torna essencial dar um passo atrás e avaliar como você faz suas atividades diárias.

“Falamos muito sobre conservação de energia e simplificação de trabalho”, diz Tipton. “Você tem que colocar energia em seu “tanque” para gastar energia depois”.

Na prática, isso significa tanto limitar o esforço indesejado quanto tirar pausas, especialmente quando uma tarefa ou evento exigente está planejado para mais tarde no dia. Por exemplo, ela diz, se você tiver planos noturnos com amigos, você provavelmente não deveria tentar fazer compras e fazer uma sobremesa na mesma manhã.

Excesso de ocupação e se apressar não é bom para qualquer um

As pessoas com EM estão inevitavelmente lutando contra uma cultura de apressão que não é saudável para ninguém, e muito menos para pessoas com doenças crônicas, observa Susan E. Bennett, médica de fisioterapia e professora clínica nos departamentos de reabilitação científica, neurologia e neurocirurgia na Universidade de Buffalo, em Nova York.

“Nós nos levantamos cansados, começamos a trabalhar às 7 da manhã, comemos correndo, almoçamos em uma reunião”, lamenta Bennett. “Nós não fazemos um bom trabalho na nossa sociedade, dando nossos aspectos físicos, e mentais, sem tempo para descansar”.

Ela observa que nos Estados Unidos, o descanso é freqüentemente associado à preguiça, enquanto em muitos outros países, está incorporado na cultura mais ampla.

“Todos nós devemos construir um período de repouso de 20 a 30 minutos uma ou duas vezes por dia”, diz Bennett. “Nós provavelmente seríamos muito mais eficazes no trabalho que fazemos”.

Aprenda a descansar antes de seu “tanque” ficar vazio

É importante não esperar até que você esteja totalmente exausto para fazer uma pausa, enfatiza Tipton. “Nesse ponto, seu tanque está vazio”, diz ela.

Uma melhor abordagem é criar quebras em seu dia, seja em um cronograma definido ou simplesmente como parte de seus hábitos. Os hábitos levam tempo para se construir, no entanto, é uma boa idéia começar a fazer pausas de forma estruturada.

O que provavelmente não funcionará, diz Tipton, é simplesmente fazer pausas quando você tem tempo ou quando é conveniente.

“Ninguém sente que tem tempo para descansar ou fazer pausas”, ela observa, então, se este for seu plano, suas pausas provavelmente não acontecerão. “Você sempre pensa:” Eu farei isso depois “.

Em vez disso, se você estiver trabalhando um dia de oito horas, “Talvez você esteja parando a cada duas horas” por alguns minutos, sugere Tipton. Se você está preocupado que você se esqueça de fazer pausas às horas marcadas, defina lembretes em seu telefone ou computador. Se preferir fazer uma abordagem menos regulamentada, pode fazer uma pausa toda vez que deixa de trabalhar para fazer outra coisa – como todas as vezes que você consegue usar o banheiro, ou antes ou depois de refeições ou lanches.

Mas Bennett enfatiza que você também pode precisar de pausas imprevistas se você se tornar especialmente cansado, ou se seu equilíbrio se deteriorou e você se sente instável. Mesmo uma breve interrupção pode ajudar.

Como descansar: tirar uma soneca, alongar ou meditar

Então, o que o descanso realmente significa? Não há uma única definição, mas tanto Bennett quanto Tipton têm sugestões sobre o que tentar e o que não fazer.

“Isso depende do que está causando sua fadiga”, diz Bennett. Por exemplo, se você não está dormindo bem à noite – possivelmente por causa de uma questão relacionada a EM, como a incontinência urinária – você deve considerar tirar uma soneca durante o dia. Isso pode significar ficar apenas deitado em um sofá por 20 minutos, ou poderia significar dormir em sua cama por 45 a 50 minutos.

Que tipo de sono é melhor para você dependerá de quão cansado você estiver, e se a siesta parece interferir com o horário do sono. “Você precisa ter certeza de que a qualidade do sono à noite ainda está boa”, enfatiza Tipton. Também é importante, diz ela, tirar uma soneca “antes de sentir-se absolutamente exausto”.

Mas descansar não tem que envolver uma soneca, e geralmente não. Apenas cinco minutos de respiração profunda sentado em uma cadeira, diz Bennett, pode ajudar a restaurar seu nível de energia. “Você pode até fechar os olhos e fazer alguma meditação”, acrescenta, que pode incluir ouvir sons calmantes ou música relaxante se isso ajuda você a escapar mentalmente do seu ambiente cotidiano.

Tipton sugere esticar ou fazer yoga como outras atividades que reduzem o estresse para tentar durante suas pausas. Ela também é uma fã de meditação guiada, que envolve ouvir uma gravação de alguém que lhe diz para relaxar várias áreas do seu corpo e visualizar certas imagens.

“Eu acho que é bom deixar seu cérebro relaxar”, além do seu corpo, ela diz – uma vez que é difícil deixar seus pensamentos vagar quando você está ouvindo uma gravação. Tais gravações estão amplamente disponíveis gratuitamente (e para compra) on-line, nota Tipton.

Como NÃO descansar: assista TV, fale, use seu telefone

Enquanto muitas atividades diferentes se qualificam como descansando, há algumas que não.

“Eu definitivamente não assistiria uma notícia”, diz Bennett, uma vez que envolve estimulação cerebral significativa e pode elevar seu nível de estresse. Mesmo assistir a um programa de televisão que o deixa à vontade – como um show de comédia familiar – não é o mesmo que descansar.

“O riso é muito bom para aumentar a oxigenação em seus tecidos”, diz ela, mas não coloca seu cérebro em marcha lenta, que é o objetivo de descansar.

Da mesma forma, Bennett diz, você não deveria conversar com outra pessoa – pessoalmente ou por telefone – ou usando dispositivos digitais para comunicação ou navegação de qualquer tipo, já que o processamento mental necessário para essas tarefas significa que você não está realmente descansando .

Comece seu novo hábito de descanso agora

Então, tire algum tempo para escapar das atividades do seu dia, no caminho e na programação que funciona para você, usando algumas das dicas descritas aqui.

“Parando de vez em quando”, diz Tipton, “pode ​​realmente manter sua resistência ao longo do dia”.
Fonte: http://bit.ly/2sAZAaS

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