Alimentos que desinflamam o corpo

Colher branca de cerâmica cheia de um tempero em pó, fino, da cor amarela escura. Ao fundo e desfocado, podemos ver pedaço de gengibre. Tudo isso em cima de uma superfície de madeira clara. O texto, com fundo branco e em letras laranjas, centralizado na imagem, lê-se "Alimentos que desinflamam o corpo".

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Muito se fala sobre processos inflamatórios no corpo e o quanto a manutenção da nossa alimentação pode ajudar numa melhor qualidade de vida. Trouxemos alguns alimentos que podem ajudar a desinflamar o corpo, lembrando que cada organismo é um universo particular e que antes de fazer qualquer dieta restritiva o melhor é sempre consultar um profissional para adequar um cardápio completo às suas necessidades.

Vegetais

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

Ômega-3

Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. Uma dica de Renata é prepará-los com azeite de oliva extravirgem nas receitas em que os peixes serão consumidos crus e azeite virgem quando o prato for quente.

Oleaginosas e sementes

Está na dúvida do que lanchar no período da tarde ou entre as principais refeições? Invista em castanhas, amêndoas, nozes ou sementes de abóbora e de girassol.

Ervas frescas

Além do alho e cebola, tempero base para vários pratos, uma dica para diminuir o sal (que em excesso faz mal), é utilizar ervas como manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, coentro e hortelã para preparar os alimentos. E lembre-se: corte de vez os temperos industrializados.

Cúrcuma e gengibre

Os dois são aliados no processo anti-inflamatório do corpo. A dica é comprá-los em pó. A cúrcuma, por exemplo, é útil para acrescentar no arroz, frango e peixe. Já o gengibre, é um complemento para misturar em sucos, chás e bolos.

Fonte: Revista Vida Simples

Adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos Pela Esclerose

Explore mais

Mulher de cabeça baixa olhando para o celular. Texto à esquerda "Será que é EM?"
Diagnóstico

Será que é EM?

Está em dúvida se os sintomas que está sentido possam ser Esclerose Múltipla (EM)? Você pode ter pesquisado sobre a EM na internet e lido

Imagem com fundo cinza, à esquerda, o mapa do brasil pontilhado em tons amarelos e azuis. No canto inferior, à esquerda, em letras azuis "Por dentro do CNS", uma faixa amarela larga por trás das siglas "CNS" se prolonga até o canto inferior direito, onde tem escrito, de azul "ABR."
Conselho Nacional de Saúde

Por dentro do CNS: Abril

Em abril tivemos diferentes atividades dentro do CNS – Conselho Nacional de Saúde, entre elas, representamos o conselho na Audiência Pública sobre VACINAÇÃO CONTRA COVID-19