Como cuidar de si mesma enquanto cuida de uma pessoa querida com EM, confira as dicas para cuidadoras
Cuidar de uma pessoa com Esclerose Múltipla (EM) pode ser uma oportunidade de demonstrar seu amor e compromisso com essa pessoa em seus momentos de maior necessidade, mas também pode ser desafiador, exaustivo e estressante. Com muita frequência, as pessoas cuidadoras colocam suas próprias necessidades em segundo plano, o que pode levar a sentimentos de depressão, ressentimento e isolamento. Mas existem outros caminhos.
Se você está cuidando de alguém com EM, preste atenção a esses passos sugeridos pela National Family Caregivers Association e pela National Multiple Sclerosis Society. Você precisa cuidar de si como cuida de outra pessoa:
1. Eduque-se
Quanto mais você souber sobre a EM, mais se sentirá pronta para enfrentar os desafios que a Esclerose Múltipla pode representar. Aprender o máximo que puder sobre a condição e as opções de tratamento disponíveis pode te capacitar a ajudar seu ente querido a tomar decisões sobre seus cuidados.
2. Conecte-se com outras pessoas
As cuidadoras podem se sentir como se estivessem por conta própria e que os outros simplesmente não podem ou não vão entender o que estão passando. Fazer conexões com outras pessoas cuidadoras, seja em um grupo de apoio ou por meio de fóruns de mensagens e bate-papos online, pode ajudar a prevenir a culpa e a turbulência que podem surgir quando as emoções negativas vêm à tona.
Falar com outras pessoas também pode te ajudar a ver a situação de outro ponto de vista, pensar novas soluções para lidar com as questões relacionadas à EM ou apenas sentir que não está tão sozinha.
3. Aceite ajuda
Pensar que você tem que fazer tudo é um erro comum das cuidadoras. Em vez de recusar ofertas de ajuda ou mudar de assunto, diga sim e esteja pronta para explicar os detalhes.
Você precisa de alguém para ficar com seu ente querido enquanto vai às compras uma vez por semana? Você preferiria uma ajuda com o transporte para ir e voltar ao médico? Uma macarronada ou outro item pronto para comer nos dias em que cozinhar parece muito difícil? Seja o que for, não tenha medo de pedir. Muitas vezes as pessoas querem ajudar, mas não sabem como.
4. Tire uma pausa
Cuidar é um grande trabalho. E como qualquer trabalho, você precisa de férias de vez em quando. Faça questão de providenciar cuidados temporários ocasionais, seja de um profissional ou de familiares e amigos, para que você possa aproveitar o tempo que for necessário para descansar.
5. Não deixe as coisas crescerem
Se surgirem os sinais de alerta para o esgotamento da cuidadora – você se sente sem esperança ou desamparada, tem problemas para dormir, perde ou ganha peso, perde o interesse em coisas de que antes gostava, chora ou se sente à beira de lágrimas ou está simplesmente exausta emocional ou fisicamente –, tome medidas imediatas. Obter ajuda para esses sentimentos logo no início pode te ajudar a evitar problemas mais sérios no futuro.
6. Não negue seus sentimentos
Permita-se chorar as perdas causadas pela EM do seu ente querido e também sonhar novos sonhos sobre o futuro. Se você estiver tendo dificuldades, converse sobre seus sentimentos com um amigo de confiança, alguém que possa te ouvir ou um terapeuta. E não deixe de falar com um médico se achar que pode estar apresentando sintomas graves de depressão ou ansiedade.
7. Cuide de você também
Você se sentirá muito mais capaz de lidar com as tarefas de cuidado se também cuidar bem de sua saúde. Quando você segue uma dieta balanceada, pratica exercícios regularmente, dorme o suficiente, reserva tempo para passatempos ou atividades de que gosta e agenda um tempo para relaxar, você consegue lidar melhor com o estresse de cuidar.
8. Promova a independência
Aproveite tecnologias e ideias que permitam que seu ente querido seja o mais independente possível. Ele não apenas apreciará a liberdade de realizar algumas coisas, mas você terá mais tempo para se concentrar em outras.
9. Confie na sua intuição
O que funciona para você e sua família pode ser diferente do que funciona para outra pessoa em uma situação de cuidados. Confie em seus instintos para te guiar na direção certa quando se trata de decisões sobre os cuidados de seu ente querido.
Lembre-se: não é egoísmo cuidar de suas necessidades também. O esgotamento da cuidadora não ajuda ninguém. Ao seguir essas etapas, você não apenas se sentirá melhor, mas também será uma cuidadora melhor em todos os aspectos.
Fontes: Everyday Health
Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia