Provavelmente ninguém gosta de fazer uma ressonância magnética, mas a experiência pode ser mais suportável.
As imagens por ressonância magnética (RM) são comumente realizadas para estabelecer um diagnóstico de esclerose múltipla (EM) e monitorar sua progressão ao longo do tempo.
As ressonâncias magnéticas usam fortes ímãs e ondas de rádio para criar imagens das estruturas internas do corpo. Uma ressonância magnética do cérebro e da medula espinhal pode revelar as lesões ou áreas em que a mielina que normalmente protege as fibras nervosas foi danificada, típica da EM .
Com o tempo, as ressonâncias magnéticas repetidas mostram ao seu médico se você desenvolveu lesões adicionais e se as lesões existentes aumentaram ou foram alteradas.
A maioria dos profissionais de saúde recomenda que as pessoas com EM recebam RM anuais para acompanhar a progressão e auxiliar nas decisões de tratamento. Evidências de lesões novas ou em crescimento, por exemplo, podem indicar que é necessária uma mudança no tratamento.
Antes de fazer uma ressonância magnética:
Alertas de segurança
Antes de fazer uma ressonância magnética, você e seu médico precisam garantir que esse tipo de exame seja seguro para você.
Os poderosos ímãs usados em uma máquina de ressonância magnética significam que itens metálicos, incluindo alguns itens e dispositivos implantados, precisam ser mantidos fora da área de digitalização. Se você possui um marca – passo , implante coclear ou algum outro dispositivo no corpo, pode não estar apto a realizar uma ressonância magnética. Tais questões devem ser discutidas antes de você agendar o exame.
Como parte de sua discussão sobre segurança, você deve informar seu médico e o técnico de ressonância magnética se tiver alguma tatuagem. Embora nem todas as tatuagens descartem uma ressonância magnética, as tintas de tatuagem que contêm metais como ferro podem aquecer e causar queimaduras durante uma ressonância magnética. Isso é particularmente preocupante se uma tatuagem estiver localizada perto dos olhos, mas qualquer queimadura causa dor e desconforto.
Uma tatuagem localizada sobre a área do corpo sendo digitalizada também pode distorcer a imagem, dificultando ou impossibilitando a interpretação.
Novamente, esse é um problema que deve ser discutido antes do exame.
Se estiver grávida, pode ser aconselhável adiar a realização de uma ressonância magnética.
Geralmente, as investigações não são feitas durante o primeiro trimestre e são realizadas no segundo ou terceiro trimestres, se os benefícios parecerem superiores aos riscos.
Como é realizada uma ressonância magnética
Se a ressonância magnética foi considerada segura para você, precisará usar roupas sem zíperes, ganchos, fechos, botões ou elementos decorativos, além de deixar itens de metal, como relógios ou jóias, fora da sala de exame. Você pode ser solicitado a usar uma bata de hospital para garantir que suas roupas não tenham metal.
Historicamente, pessoas com esclerose múltipla ou suspeita de esclerose múltipla são avaliadas com um agente de contraste (às vezes chamado de “corante”) contendo o elemento químico gadolínio antes da ressonância magnética. O gadolínio é usado para ajudar a identificar a inflamação ativa no cérebro. Algumas pessoas podem experimentar dor de cabeça, náusea ou tontura por um breve período após a injeção.
Um estudo publicado on-line em 12 de março de 2019 na revista Radiology (e impresso na edição de abril) sugere que as ressonâncias magnéticas realizadas em máquinas de ressonância magnética 3T sem o uso do agente de contraste são tão eficazes no monitoramento da progressão da EM quanto aquelas em que gadolínio é usado. Em geral, os recentes avanços na tecnologia de ressonância magnética sem contraste, incluindo sistemas 3T, tornaram as varreduras livres de gadolínio uma opção mais viável.
Com ou sem contraste, durante a digitalização, você ficará deitado em uma mesa estreita, deslizada na abertura no centro da máquina de ressonância magnética em forma de tubo. Você será instruído a ficar parado, porque o movimento pode desfocar as imagens.
Uma ressonância magnética pode levar de 15 a 90 minutos, dependendo da área do corpo que está sendo digitalizada e quantas imagens são tiradas.
Evitando Ansiedade e Claustrofobia
O espaço confinado e o ambiente frequentemente sombrio nos scanners de ressonância magnética antigos costumam causar sentimentos de claustrofobia. Máquinas mais novas tendem a ter aberturas maiores e melhor iluminação, e o próprio tubo é aberto nas duas extremidades, ajudando a reduzir a claustrofobia.
Mas mesmo com o equipamento mais recente, uma ressonância magnética pode causar ansiedade. O que pode melhorar a experiência?
- Considere tomar um sedativo, se necessário
“Quanto mais calmo você fica, menos se mexe, mais rápido entra e sai”, diz Matt Gonzales, que foi diagnosticado com esclerose múltipla em 2010 aos 20 anos de idade e blogger sob o nome Matt Allen G.
Como ele tem uma forma “agressiva” de esclerose múltipla, ele diz que passou por inúmeras ressonâncias magnéticas. Ele se lembra particularmente da ansiedade durante sua primeira ressonância magnética, porque ele tem uma claustrofobia leve.
“Eles me ofereceram um sedativo, mas sou teimoso, então não aceitei”, diz ele. Ele prefere se concentrar em relaxar, ficar quieto e fazer o teste o mais rápido possível.
De acordo com Lorenza Clausen, uma tecnóloga radiológica do Hospital Metodista Dignity Health Mercy de Sacramento, tomar um sedativo é uma opção se as ressonâncias magnéticas o deixarem muito nervoso. Mas ela aconselha que você fale com seu médico antes da ressonância magnética, se achar que precisa de um sedativo para passar pelo exame.
Lembre-se de que, se você tomar um sedativo, não poderá dirigir imediatamente após a ressonância magnética e precisará providenciar uma volta para casa. Além disso, os sedativos podem interagir com outros medicamentos que você está tomando ou causar outras complicações de saúde, acrescenta Clausen.
- Bloqueie o ruído
Uma ressonância magnética é uma experiência barulhenta. Gonzales compara o zumbido da máquina a um canteiro de obras. Enquanto ele não se importa com o barulho, muitas pessoas se importam.
Se você está preocupado com o barulho, Clausen sugere solicitar ao aparelho de ressonância magnética tampões de espuma ou silicone ou fones de ouvido com cancelamento de ruído. Fones de ouvido comerciais comuns não podem ser usados durante uma ressonância magnética, ela diz, mas algumas instalações de ressonância magnética têm fones de ouvido com cancelamento de ruído que você pode usar durante a digitalização.
Algumas instalações oferecem a opção de ouvir música durante a digitalização, e você pode até trazer sua própria música em um CD, MP3 player, iPod ou outro dispositivo. Se você deseja trazer sua própria música, pergunte se o centro pode acomodar isso quando você agendar sua ressonância magnética.
- Feche os olhos e visualize
“Se os pacientes são claustrofóbicos, aconselho-os a manter os olhos fechados, porque se você os abrir, você se vê na máquina”, diz Zulma Hernandez-Peraza, MD, neurologista do Hospital da Universidade de Illinois em Chicago.
Enquanto seus olhos estão fechados, pode ajudar a se visualizar em um ambiente agradável, como uma praia, clareira na floresta ou qualquer outro lugar que você associe a sentir-se feliz e calmo.
Alguns scanners de ressonância magnética têm um pequeno espelho posicionado sobre os olhos para que você possa ver através do tubo. Para algumas pessoas, isso também ajuda na claustrofobia.
- Traga um amigo
Ter um amigo ou membro da família com você na sala pode ser útil, diz Clausen.
Essa pessoa também precisará deixar todos os itens e roupas de metal com peças de metal fora da sala, e qualquer pessoa com marca-passo cardíaco não poderá estar na sala durante uma ressonância magnética.
Geralmente, seu amigo pode sentar ou ficar ao lado da mesa de ressonância magnética durante a digitalização.
“Os pacientes geralmente vêem um benefício em ter um cônjuge, parente ou amigo com eles na consulta”, observa Clausen. “Eles podem acompanhar o paciente até a sala para sentar-se próximo, segurar a mão ou colocar a mão na perna, se a política da instituição permitir. A pessoa que acompanha o paciente na sala terá que preencher um formulário de triagem e não terá contraindicações à ressonância magnética. Mesmo que eles não estejam no scanner sendo examinado, o fato de eles entrarem na sala torna perigoso o uso de marca-passo ou outro implante. Eles também deverão esvaziar todos os itens dos bolsos e deixar seus objetos de valor fora do scanner. ”
As crianças devem sempre ter um cuidador ou outro responsável durante uma ressonância magnética.
- Fale com o técnico
Embora o técnico não esteja lá para conversar, você certamente pode entrar em contato se estiver se sentindo desconfortável ou ansioso durante o teste. A máquina de ressonância magnética terá um microfone e um alto-falante dentro dele.
“Os tecnólogos devem falar com você antes e depois de cada série de fotos”, diz Clausen. “Três ou quatro minutos para uma série podem parecer muito tempo. O exame deve pausar entre cada série para permitir que o tecnólogo entre em contato com você.
De acordo com Clausen, a maioria das máquinas de ressonância magnética apresenta “um botão de chamada na forma de uma bola de aperto” que você pode usar para ligar para o tecnólogo se não estiver se sentindo bem ou se estiver ansioso.
“Mas você não deve tentar conversar durante a série ou quando o barulho estiver ligado, pois você pode se mover involuntariamente”, enfatiza Clausen. “É muito importante não se mexer durante a geração de imagens”.
Fonte: Everyday Health – Traduzido e adaptado – Redação AME: https://www.everydayhealth.com/multiple-sclerosis/treatment/create-a-better-mri-experience-with-ms/