É Possível Melhorar a Fraqueza na Esclerose Múltipla

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Será que você tem a fraqueza da EM? Vale lembrar que a fraqueza pode ter vários graus e tipos de acordo com cada caso. Existem pacientes que apresentam fraqueza leve onde os músculos não conseguem desempenhar de forma efetiva as suas funções de forma complexa, ou até funções simples como segurar talheres. 

Nem todos os pacientes sentem esse sintoma de forma contínua, alguns de nós sentem apenas durante os surtos ou então pseudosurtos. Eu mesma sempre que apresentou fraqueza muscular foi em períodos de surto e após a pulsoterapia esse sintoma sumiu.

Mas, não se esqueça de que cada caso é um caso e que a sua fraqueza pode perdurar mais dias, por isso algumas medidas são essenciais para recuperar as funções musculares, assim como realizar a manutenção dessas musculaturas. Vejamos algumas dicas para te ajudar:

-Atividade Física: É através da atividade física que conseguimos trabalhar com diversos tipos de fortalecimento e ao contrário do que muitos pensam que o exercício físico só gera mais fadiga e fraqueza muscular, quanto mais exercício você fizer mais resistência e coordenação você conseguirá adquirir. 

-Alimentação: É indispensável o consumo adequado de carboidratos para te ajudar a gerar energia e consequentemente te deixar mais disposto para as atividades diárias e para realizar os exercícios, proteínas para te ajudarem no processo de construção muscular e ainda na produção enzimática, as gorduras para te ajudar na produção hormonal que o seu corpo irá precisar e claro não podemos esquecer de boas fontes de vitaminas e minerais com  oleaginosas, frutas, verduras e legumes que irão ser responsáveis por te ajudar a realizar as contrações musculares de forma mais efetiva como é o caso do cálcio. Ah e lembre-se de reduzir o consumo de alimentos ultra processados.

-Ingestão de Água: Um músculo forte também é um músculo bem hidratado e portanto sem uma boa ingestão de água é impossível manter um músculo forte.

-Sono: É indispensável uma boa noite de sono para um processo de reparação muscular e consequentemente melhorar os sintomas da fraqueza muscular.

Lembre-se procure bons profissionais para te ajudar a melhorar esse sintoma de modo que o seu tratamento fique mais leve e efetivo! 

Explore mais

Ativismo e Direitos

Entenda novo PCDT de Esclerose Múltipla

O Governo Federal lançou uma consulta pública para a nova proposta de PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) de Esclerose Múltipla, na plataforma Participa +