O que eu gostaria que tivessem me falado quando recebi o diagnóstico da EM

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sete membros da comunidade MS Healthline compartilham suas experiências para pessoas com novos diagnósticos de esclerose múltipla.

Navegar em um novo diagnóstico de esclerose múltipla (EM) pode ser opressor e assustador. A EM é uma doença crônica que não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados.

Para muitos, o diagnóstico pode ser um choque.

Para outras pessoas que passaram meses, ou mesmo anos, tentando descobrir a causa de seus sintomas, pode ser um alívio finalmente ter um diagnóstico.

Não saber o que o futuro reserva pode tornar o confronto com um novo diagnóstico ainda mais desorientador.

Se você está enfrentando um novo diagnóstico de EM e se sente assustado ou sozinho, ouvir outras pessoas que estiveram em seu lugar pode ajudar.

Membros da comunidade MS Healthline compartilharam o que diriam a si mesmos se pudessem voltar ao momento em que foram diagnosticados pela primeira vez.

‘Um diagnóstico pode ser um novo começo’

“Você pode viver uma vida plena com essa doença. Continue olhando para cima. Sofrer a perda do seu antigo eu é algo que passei. Fui para aconselhamento de luto por 2 meses. Encontrei uma nova carreira como artista! Agora sou um embaixador e estive em um documentário ”. – Verna Stearns

‘Seja positivo e forte’

“Seja positivo e forte e não deixe essa doença te derrubar. Fique ativo e continue com sua vida. ” – Lawrence Sears

‘Saber o seu diagnóstico pode te ajudar a se sentir mais no controle’

“Saber que é esclerose múltipla me deu o tratamento para ajudar com a dor e me deu muito mais controle. Saber vai dar a VOCÊ melhor controle de sua vida. Mas é preciso um pouco de exame de consciência. ” – Eric

‘Você consegue!’

“Eu não posso desistir. Já passei por muita coisa na vida e a EM não vai me quebrar – pode me transformar em uma versão mais forte. Talvez ganhe novas habilidades para compensar as que perdi. Um dia de cada vez.” – Namira

‘Seja gentil com você mesmo’

“Logo após o diagnóstico é muito difícil. Seja o mais gentil e paciente consigo mesmo. Saiba que você não está sozinho e o pior do que você está sentindo vai diminuir. ” – Chrissy

‘Fica mais fácil’

“Fica mais fácil a cada dia. Apenas tente relaxar e pensar sobre isso. Qualquer que seja a rota que você escolher, estará tudo bem. ” – Felicia R.

‘Tudo o que você está sentindo é válido’

“É um processo. Claro, você vai sofrer algumas coisas, e há medo com as grandes mudanças assustadoras da vida, mas há alegrias a serem encontradas até mesmo nas partes difíceis da jornada da vida.

“Acredite ou não, há coisas pelas quais devemos ser gratos, até mesmo nisso! Você os encontrará … todos nós.

“Você é jovem, bonita, cheia de vida e mais forte do que imagina.

“Tudo bem ficar bravo com isso, triste com isso, com medo disso, deprimido com isso … as ondas de emoção vão lavar ou quebrar você como o oceano, mas as marés sobem e descem, tempestades e desaparecem.” – Sarah Roberts

O resultado final

Enfrentar um novo diagnóstico pode ser assustador e uma mudança de vida.

Você pode se sentir sobrecarregado com novas informações sobre os sintomas e o tratamento.

Você provavelmente tem muitas perguntas sobre como o seu diagnóstico pode afetar seu estilo de vida, sua carreira e seus relacionamentos.

Conversar com seu médico pode ser útil, mas também pode ser ótimo ouvir de outras pessoas que entendem em primeira mão o que você está passando.

Estamos por aqui para te ajudar a navegar nas incógnitas de um novo diagnóstico de EM!

 

Tradução e adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: Healthline

https://www.healthline.com/health/multiple-sclerosis/what-i-wish-someone-had-told-me-about-ms

Explore mais