Você já Ouviu Falar Sobre as Disfunções de Temperatura e Autonômica

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Hoje vamos falar sobre dois sintomas que não são tão comuns mas podem acontecer na EM e na NMO, as disfunções de temperatura e autonômica. 

Primeiro vamos falar sobre as disfunções de temperatura. Provavelmente você já deve ter sentido algum tipo de mal estar em dias muito quentes ou muito frios, não é mesmo? Isso porque alguns pacientes podem sentir dificuldade em regular a temperatura corporal. Existem aqueles que ficam pior no frio e aqueles que pioram no calor e o que importa é que você conheça o seu corpo e entenda suas necessidades! 

Se o seu problema for calor, lembre-se de se manter hidratado, consumir mais alimentos frios como saladas, grãos, oleaginosas e frutas frescas. Lembre-se de usar roupas frescas e etc. Agora se o seu problema é o frio invertemos a ordem, priorizamos alimentos mais quentes como caldos, sopas, cremes, bebidas mais quentes como chás, café e etc. 

Agora se assim como eu você sofre com a disfunção autonômica significa que você pode ter problemas de pressão ou ficar oscilando muito. Eu sofri muito com isso por 4 anos e precisei usar meias de compressão para auxiliar com os sintomas, que no meu caso eram desmaios frequentes. 

Nesses casos você precisa ter alguns cuidados mais pontuais como evitar locais aglomerados, evitar ficar muito tempo na mesma posição, lembrar-se de movimentar-se principalmente em dias mais quentes a e é claro, em alguns casos pode ser necessário o uso de meias de compressão para melhor distribuição sanguínea.

Não se esqueça que em alguns casos o acompanhamento com o cardiologista é indispensável!

Explore mais

Ativismo e Direitos

Entenda novo PCDT de Esclerose Múltipla

O Governo Federal lançou uma consulta pública para a nova proposta de PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) de Esclerose Múltipla, na plataforma Participa +