A Saúde do seu Intestino é Importantíssima na EM!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Vamos começar essa semana falando sobre a disfunção intestinal e alguns dos transtornos que a EM pode desencadear no  nosso intestino. Antes de tudo aproveito para ressaltar que na grande maioria dos casos não é a EM quem está causando desconfortos ou problemas intestinais e sim dieta, atividade física, hidratação e etc.

Sim, hoje após ter acompanhado mais de centenas de pacientes com EM consigo perceber o quanto os fatores externos são o grande problema. Até hoje conheci pouquíssimos pacientes que foram prejudicados pela EM no quesito intestinal. 

Então para te ajudar de forma efetiva, vou te dar algumas dicas para regular melhor o intestino com alguns hábitos simples e práticos:

-Hidratação, não tem como começar a falar sobre regulação intestinal sem falar em uma boa hidratação. Mas lembre-se, não tem que ser + 2L. Cada um tem uma quantidade. Sempre fazemos uma conta fácil para direcionar melhor o cálculo como 25ml x Peso. Ou seja, um indivíduo de 55 Kg precisa de pelo menos 1,3 L de água ao dia. 

-Atividade Física, a prática dos exercícios físicos regula a função intestinal e não pode ser deixada de lado de forma alguma. Não se esqueça de que em alguns casos uma simples caminhada já ajuda e para outras pessoas será necessário ajustes mais precisos e exercícios mais focados.

-Alimentação, não podemos falar em um intestino saudável sem falar em comida adequada. O consumo adequado de frutas, verduras, legumes, cereais, oleaginosas, leguminosas e etc. Mas não se esqueça que o excesso de fibras não é uma opção favorável com baixa ingestão hídrica, quando isso acontece o intestino pode travar ainda mais.

Dicas extras: O uso de probióticos, laxantes e quaisquer outros suplementos ou medicamentos NÃO devem ser usados sem uma prescrição bem orientada por profissionais qualificados. Até porque o uso indiscriminado pode trazer muito mais malefícios do que benefícios.

É claro que existem muitas outras dicas para a saúde intestinal, mas sem essa base hidratação, atividade física e alimentação não é possível tratar qualquer tipo de disfunção intestinal!

Mas conta para a nutri, você já sofreu ou sofre com algum tipo de disfunção intestinal na EM? Me conta aqui nos comentários!

Explore mais

Conexão
blog

Conexão que transforma

O momento que recebi o diagnóstico de Esclerose Múltipla foi um divisor de águas na minha vida. Esse foi um ponto de virada de chave.