Respiração profunda pode ajudar a lidar com as nossas emoções

AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

ENTRE EM CONTATO [email protected]
LIGUE (11) 3181-8266

Como treinar a respiração profunda pode ajudar a gente a lidar com as nossas emoções?

Como treinar a respiração profunda pode ajudar a gente a lidar com as nossas emoções?

Respirar profundamente é um conselho antigo. Quando inspiramos o ar e expiramos de forma lenta, nosso cérebro compreende que podemos (e devemos) relaxar. Esse efeito é quase imediato!

No entanto, pode ser difícil não respirar de forma acelerada em situações estressantes ou de muita raiva, mesmo respirando fundo. Isso acontece porque a respiração profunda também precisa de um treinamento e se torna mais eficiente com o tempo de prática!

Com apenas dois minutos diários de treinamento o seu corpo já pode aprender a se acalmar imediatamente.

Técnicas de relaxamento

Após um dia cheio, procure uma música relaxante que você goste, deixe o ambiente com pouca luz e deite-se confortavelmente. Procure não pensar nos problemas, nas suas pendências. Tente se concentrar apenas em sua respiração e na música. De preferência, use fones de ouvido para aprofundar ainda mais na prática.

Ao repetir essa curta sessão de relaxamento diariamente, você ajuda sua mente a se sentir menos ansiosa.

Pode parecer uma prática estranha, principalmente  se você está acostumada a conviver com vários estímulos, como sons de televisão, ou mesmo a conferir suas redes sociais.

Momentos de pausa e de silêncio como este são imprescindíveis para a nossa saúde mental e emocional!

Procure manter uma prática de atividades físicas

Já está mais do que provado o benefício que movimentar o corpo pelo menos três vezes na semana traz para nossos estados emocionais, no manejo e até como prevenção e tratamento complementar para transtornos mentais.

A atividade física libera os hormônios que nos trazem estados de felicidade (dopamina, endorfina e serotonina) e promove o bem-estar e a disposição física em nossa vida cotidiana.

Se você não tem o hábito, não faz mal! Procure uma atividade que te traga prazer e comece aos poucos, de preferência guiada por uma equipe profissional que entenda o que funciona melhor para o seu estilo de vida.

Tente olhar as coisas com uma visão mais positiva

Quando nos lembramos de algo que nos traga sentimentos de vergonha ou raiva, podemos nos sentir assim novamente, mesmo que longe da situação! Com a felicidade acontece da mesma forma! Se nos lembramos de eventos que nos trouxeram alegrias, nos sentimos bem e entusiasmadas novamente.

Nossos pensamentos têm uma grande influência em nossos sentimentos e nas nossas ações. Diversos transtornos mentais vêm junto com sintomas de pensamentos tristes e ruins.

A boa notícia é que podemos modificar nossos pensamentos quando quisermos! Talvez não sejamos capazes de modificar as situações que acontecem externas a nós, mas temos o poder de escolher como queremos reagir à elas e até mesmo de como queremos seguir carregando as emoções que elas nos trazem.

O que nós precisamos fazer é  prestar mais atenção nessas emoções. Quando você sentir a necessidade de criar um cenário desafiador  sobre uma situação difícil, tente visualizar exatamente o oposto, como seria se tudo desse certo.

Tente, logo ao levantar, pensar em coisas que te fazem se sentir bem, traga lembranças felizes à sua memória e, que tal fazer uma lista das suas qualidades? Procure imaginar boas surpresas em sua vida cotidiana!

Essa prática nos ajuda a não nos deixar levar pelos pensamentos difíceis que, muitas vezes, não nos ajudam a resolver o que precisamos resolver.

Tente organizar seu dia com antecedência 

Uma forma controlar a ansiedade é planejar o dia a dia! Tente organizar suas tarefas de em uma agenda, em uma lista, em um aplicativo do celular ou em um mural. Assim, você reduz a imprevisibilidade e acumula autoconfiança para seguir com o dia.

Mas, lembre-se: imprevistos acontecem e são parte da natureza da vida!

Respirar fundo, pode ser uma boa forma de nos ajudar a voltar ao presente e nos lembrar que está tudo bem.

Encontre atividades prazerosas

Procure ocupar a sua mente com atividades que te tragam momentos de felicidade! Esse pode ser um bom respiro entre tarefas desgastantes e podem ajudar você a ter um “gás” a mais para seguir. Acredite, um ou dois minutos para o café ou chá, podem ser libertadores, além de preservar sua energia e aumentar a sua criatividade.

Coloque a meditação no seu dia a dia

Apesar da respiração profunda ter efeitos semelhantes ao da meditação, a prática é igualmente importante para acalmar a mente e o corpo. As primeiras tentativas podem ser desafiadoras e você pode achar que a meditação não é para você! Nós não somos muito acostumadas a silenciar, parar e observar nossa mente.

Com apenas 5 minutos de práticas diárias, você pode aprender a se concentrar no seu corpo e respiração. Aos poucos, conforme a prática for ficando mais fácil, você pode avançar, por mais 2, 10, 20 minutos por sessão.

Além de ajudar a trazer mais tranquilidade para a nossa vida, a meditação ajuda a melhorar a inteligência emocional. Com a mente calma, conseguimos enxergar as situações com mais clareza e não nos deixamos arrastar por situações difíceis ou em pré-julgamentos, que tem um poder enorme de aumentar estados de ansiedade.

Cultive a sua rede de apoio

Com a correria do dia a dia, é fácil se deixar levar ao desejo de descansar em casa ou desmarcar programas com amigas (os). Estar com quem amamos nos deixa mais felizes e de bom humor.

Tente abrir seu olhar e mudar a sua perspectiva

O pessimismo é muito próximo dos estados de ansiedade! Quando estamos ansiosas, temos a tendência a focar no lado negativo das situações. Procure reconhecer os muitos lados que uma situação pode trazer com ela, procure cultivar o otimismo na sua vida cotidiana. Por mais desafiadora que uma situação possa se apresentar, assim como qualquer condição na vida, ela também vai mudar e se transformar. Tente se lembrar disso quando o desespero bater para não precisar apostar todas as fichas do seu bem estar nela.

Você também pode utilizar essa técnica durante uma crise de ansiedade, modificando o foco da angústia que surgir para algo mais agradável.

Fique atenta(o) à qualidade do seu sono

Uma boa noite de sono reflete diretamente em nosso humor e disposição. Ter uma noite de sono restaurativo, é vital para a saúde como um todo!

Tente criar rituais noturnos para afastar  pensamentos perturbadores e evitar o desgaste emocional e físico. Vale apostar nos chás relaxantes, em leituras prazerosas.

Se afaste de eletrônicos e telas antes de adormecer. A televisão e o celular são estímulos desnecessários na hora de dormir e prejudicam muito a qualidade do nosso sono.

Se as demandas do dia seguinte estiverem deixando você muito apreensiva (o), faça uma lista das tarefas que tem para cumprir e coloque no papel, para que elas não fiquem martelando seus pensamentos durante a noite.

Redação AME.


Sua ajuda vale muito!

Publicamos todos os dias matérias e conteúdos exclusivos sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas para entender o que pode tornar a vida de pessoas com condições crônicas mais fácil. Realizamos cerca de 3.000 acolhimentos de pacientes por mês. Lutamos por melhores direitos promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe pequena, formada por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e/ou deficiência, e que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do nosso trabalho, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma doença crônica?!

Ajude a fortalecer o nosso trabalho clicando aqui!

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS