Desmistificar tabus sobre a Esclerose Múltipla (EM) é um dos principais objetivos da campanha Agosto Laranja em 2022, mês de conscientização sobre a patologia. Entre as ações desenvolvidas pela organização, o evento de pré-lançamento do documentário “Esclerosada Não é a Vó”, em São Paulo, aconteceu na última terça-feira, dia 23/08, nas ruas do Beco do Batman, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, que recebe milhares de pessoas de todo o mundo diariamente.
Em um coquetel intimista realizado no ateliê do artista Binho Ribeiro, com convidados especiais conectados com a causa e com o trabalho realizado pela AME, foi exibido na íntegra pela primeira vez o curta-metragem com a história de quatro mulheres que tiveram as suas vidas atravessadas pela EM. Os diretores Luiz Alberto Cassol, Erenice G. de Oliveira e Márcia Denardin estiveram presentes, assim como as participantes Aline de Souza e Bruna Rocha, gerente geral e vice-presidente da AME. A produtora cinematográfica Marilaine Castro da Costa, que desenvolveu a coordenação de acessibilidade do filme, também participou do evento.
“O documentário tem uma função social, que é principalmente trazer a temática da Esclerose Múltipla, a doença neurológica que mais acomete jovens adultos no mundo”, aponta Gustavo San Martin, fundador da AME.
Mural #sEMtabu
Além da pré-estréia, a noite também contou com uma surpresa especial – a revelação do mural de 12x4m, com um grafite criado pelo artista Binho Ribeiro em uma das paredes do Beco do Batman. A arte exclusiva foi desenvolvida a partir do conceito da campanha, para dar mais visibilidade para o tema, além de ilustrar a hashtag oficial da campanha deste ano, “#sEMtabu”, com um QR code de acesso para o site do Agosto Laranja.
Reprodução/Binho RibeiroBinho Ribeiro é um dos nomes mais importantes no grafite brasileiro sendo, inclusive, editor de revistas como “Graffiti”, pela editora Escala. “Foi uma experiência incrível participar desse projeto desenvolvido a partir da ideia de encontrar uma maneira de representar com a minha arte essa causa, e espero que as pessoas possam desfrutar da alegria que eu tive de fazer parte do processo, que passou por diversas ressignificações até chegarmos no resultado final”, comenta o artista.
O mural estará disponível para visitação durante todo o mês de agosto, no Beco do Batman (R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Jardim das Bandeiras, São Paulo).