Por que algumas pessoas se sentem mais melancólicas no inverno?

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Dias frios possuem uma tendência natural a nos deixar mais introspectivos: quem nunca aproveitou um inverno rigoroso para passar horas a fio “hibernando” debaixo das cobertas? Mas em algumas pessoas, a sensação de melancolia é tão intensa nesta época do ano a ponto de ser considerada uma patologia psicológica – é o chamado transtorno afetivo sazonal (TAS), ou “depressão do inverno”. Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, concluíram um estudo que comprovou a existência de uma causa biológica por trás do distúrbio.

A pesquisa foi realizada em meses de verão e de inverno com 34 voluntários, sendo 11 deles diagnosticados com TAS e 23 classificados como saudáveis. Os exames de tomografia revelaram uma notável diferença entre um grupo e outro nos níveis do transportador de serotonina no cérebro, presente em maior quantidade durante o tempo frio naqueles que apresentam a doença. A estrutura inibe a atuação do neurotransmissor serotonina, substância associada ao bem-estar, que portanto também acaba sendo reprimido.

Os cientistas acreditam ter encontrado o mecanismo utilizado pelo cérebro para regular a atividade do neurotransmissor nas diferentes estações do ano. Segundo a equipe, o resultado obtido pode estar relacionado com a menor exposição à luz solar, já que os dias são mais curtos durante o inverno. “Muitos indivíduos não são afetados pelo TAS, e nós descobrimos que essas pessoas não apresentam este aumento na atividade do transportador de serotonina, então os níveis de serotonina ativa deles continuam altos ao longo do inverno”, explica  Brenda McMahon, autora principal do artigo.

Galileu – 29/10/2014 – POR ANDRÉ JORGE DE OLIVEIRA. Imagem: Creative Commons.

Explore mais