Na estrada: 21 dicas de viagem para pessoas com Esclerose Múltipla

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Fazer uma viagem dá a todos nós a oportunidade bem-vinda de nos libertarmos das rotinas e ficar longe de tudo. Seja uma viagem de um dia a um museu, um fim de semana em um sítio ou uma aventura de uma semana por cidades próximas, todos nós precisamos de uma pausa. Mas a realidade é que fazer uma viagem com uma condição crônica como a Esclerose Múltipla (EM), pode ser desafiador.

Desafiador, sim. Impossível, nunca.

Viver com EM não significa que não podemos sair e nos divertir muito viajando e curtindo a vida. Com algum planejamento e preparação, uma grande viagem está ao seu alcance.

Sabemos disso porque ambos vivemos com Esclerose Múltipla e viajamos regularmente. Moramos em Michigan e acabamos de voltar de uma viagem de três dias à Louisiana. Tal empreendimento incluía uma viagem de duas horas e meia até o aeroporto e um voo com a mesma duração de Detroit a Nova Orleans (cidades dos Estados Unidos).

Fazer uma viagem rápida como esta não seria possível se não usássemos algumas de nossas dicas para viagens rodoviárias e aéreas, que esperamos que ajudem você a planejar a sua próxima escapada:

 

  1. Comece com um tanque cheio de gasolina.

Embora caro no Brasil, é importante manter seu veículo pronto para partir, principalmente se houver alguma emergência. Também certifique-se de descansar para estar pronto para viajar.

  1. Para o bem ou para o mal, o sal é seu amigo.

Todas as noites, quando estamos viajando, é garantido que teremos o mesmo jantar de véspera de viagem: Uma pizza. O motivo? A pizza salgada nos ajuda a reter água para garantir que não tenhamos que fazer tantas paradas em banheiros na estrada. E, se você usa uma cadeira de rodas (como Jennifer faz), provavelmente não conseguirá usar o banheiro do avião.

  1. Paradas na estrada facilitadas.

Adoramos as paradas de descanso que têm banheiros familiares acessíveis para facilitar o acesso com cadeiras de rodas. Mas quando não há um banheiro para a família, talvez o atendente possa ajudar fechando um dos banheiros femininos “para a limpeza”, assim Dan pode ajudar Jennifer a usar o banheiro feminino.

  1. Leve uma muda de roupa dentro do carro.

Embora estejamos no tópico de banheiros, ter uma muda sobressalente de calças é uma obrigação por causa de problemas de bexiga relacionados à Esclerose Múltipla. Arrumar uma sacola com roupas extras pode dar conforto e confiança ao fazer uma longa viagem, sabendo que, se você não encontrar um banheiro acessível a tempo, você terá um par de calças limpas e secas prontamente disponíveis.

  1. Peça mais do que um quarto de hotel acessível.

Ao reservar seu quarto, saiba como pedir o que você precisa. Você precisa de um quarto acessível,de um banheiro acessível para hóspedes, ou das duas coisas? Saber exatamente o que solicitar ao fazer uma reserva de hotel vai economizar muito tempo e dores de cabeça ao fazer o check-in do seu quarto. Seja específico e tente pensar em cada coisa que você precisará em seu quarto, porque essa pequena coisa provavelmente não é uma coisa pequena.

  1. Investir em serviços de socorro na estrada.

Nunca subestime a ajuda e a utilidade de um serviço de socorro na estrada. Embora provavelmente haja uma taxa mensal de seguro para isso, poder ligar para um número gratuito para solicitar um serviço confiável para consertar um pneu furado ou rebocar seu veículo quebrado, não tem preço.

  1. Saiba o número certo para ligar quando fizer a reserva do seu voo.

Quase todas as companhias aéreas têm números de telefone especiais para reserva de assentos acessíveis no avião.

  1. A fidelidade da companhia aérea vale o investimento.

Não pule de companhia aérea em companhia aérea com base em preços acessíveis. Encontre um que te trate bem e seja fiel.

  1. Pegue um voo direto, se possível.

Isso elimina quaisquer preocupações sobre as companhias aéreas perderem sua cadeira de rodas ou você correr para fazer um voo de conexão.

  1. Verifique os ônibus acessíveis.

Se você for deixar um veículo em um estacionamento no aeroporto por um longo período, certifique-se de que exista um serviço interno com acessibilidade do aeroporto para levá-lo ao terminal.

  1. Chegue ao aeroporto com, pelo menos, 2 horas e meia de antecedência.

Você precisa passar sua cadeira de rodas pela segurança, mas também precisa ter tempo para ir ao banheiro meia hora antes do embarque do avião. Lembre-se de que a companhia aérea precisa levar sua cadeira de rodas e colocá-la no avião.

  1. Evite despachar bagagem.

No momento em que você sai do avião, o carrossel de bagagens já pode ter terminado e você terá que esperar que sua mala ainda esteja lá.

  1. Faça as malas com eficiência.

Para evitar o despacho de malas, embale peças de roupa funcionais que você possa usar mais de uma vez. Além disso, deixe espaço para as partes da cadeira de rodas que podem precisar caber na bagagem de mão.

  1. Não se sinta culpado.

Você pode se sentir estranho ao chegar à frente da fila de segurança antes de todos os outros passageiros. Mas leva muito mais tempo para você fazer a verificação de sua cadeira de rodas do que para qualquer outra pessoa ficar de pé e passar pela segurança.

  1. Pense no que você está vestindo.

Mantenha seu vestuário simples e minimize os acessórios para que você possa passar pela segurança muito mais rápido.

  1. Use sapatos que sejam facilmente removidos.

Alguns agentes de aeroporto não exigem que você tire os sapatos, mas outros sim. Esteja preparado. Recomendamos o uso de sapatos sem cadarço ou com velcro, se possível.

  1. Acostume-se a se parecer com todo mundo.

Sem sua cadeira de rodas, você se parecerá com qualquer outro passageiro do avião (e isso é muito legal!)

  1. Faça sua lição de casa.

Certifique-se de saber quais transportes públicos são acessíveis no local onde você está indo, também busque informações para reparos emergenciais na cadeira de rodas e sobre quartos de hotéis acessíveis.

  1. Considere alugar um carro acessível.

Não é garantido que todas as cidades para onde você está viajando terão transporte público acessível ou serviço de táxi. Pesquise na internet e faça ligações para ver o que está disponível. Considere alugar um carro, o que lhe dará mais liberdade para explorar para onde está viajando.

  1. Mostre sua apreciação.

Por mais que os atendentes ouçam quando fazem algo errado, eles também precisam ouvir quando acertam. Tente sempre preencher pesquisas sobre os atendimentos. 

  1. Tire mais um dia de folga.

Se possível, tire um dia para descansar depois que você voltar para casa. Dessa forma, você pode se recuperar e não se pegará dizendo: “Preciso de férias para descansar das minhas férias!”

Desconecte-se

Mantendo algumas dessas dicas em mente, encorajamos você a se desligar e fazer uma pausa da realidade cotidiana. Não importa a duração, essa pausa é uma ótima maneira de recarregar as baterias e seguir em frente com a EM. 

Boas viagens, e estamos ansiosos para ouvir quais dicas você usa para tornar suas viagens mais fáceis e inesquecíveis.

 

Revisado clinicamente por Deborah Weatherspoon, Ph.D., R.N., CRNA – Escrito por Dan e Jennifer Digmann – Atualizado em 29 de março de 2017.

 

Tradução e adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: Healthline

Explore mais